Tratamento com Invisalign Tratamento com Invisalign

4 motivos para ir periodicamente ao dentista


Qualquer área ligada à saúde merece total atenção, pois sabemos o quanto nosso bem-estar e tranquilidade dependem principalmente de estarmos saudáveis. Contudo, quando o assunto é tratamento odontológico, muitas pessoas tendem a pensar que o dentista só é necessário se houver alguma dor ou desconforto dentário. Assim, é comum que pessoas passem anos sem ir ao dentista e até interrompam tratamentos, julgando que determinado problema já esteja resolvido.

Acontece que muitas infecções dentárias ou até um simples dente quebrado podem afetar sua saúde como um todo, desenvolvendo doenças às vezes bem graves. Por isso, é importante que você leve muito a sério suas consultas ao dentista. Para te ajudar a entender essa necessidade, vamos mostrar neste artigo alguns motivos para você nunca abandonar um tratamento odontológico. Confira!

É mais fácil prevenir outras doenças

Em primeiro lugar, se você faz visitas periódicas ao dentista, você descobre muito cedo se há alguma cárie ou doença se desenvolvendo. Dessa forma, o tratamento é muito mais rápido e você não corre grandes riscos de desenvolver doenças graves ou de precisar extrair dentes.

Além disso, essa é uma maneira de estarmos com a higiene bucal sempre em dia, fazendo limpezas mais profundas para retirar todo acúmulo de tártaro e o excesso de placa bacteriana. Se esse cuidado não for tomado, você pode desenvolver periodontite e gengivite, por exemplo, podendo até mesmo perder os dentes.

O câncer bucal, por exemplo, é relativamente comum e se manifesta por meio de machucados ou sangramentos que não curam em até duas semanas. Portanto, se você faz visitas periódicas ao seu dentista, é mais fácil de perceber lesões e fazer o acompanhamento delas. Se você notar alguma lesão em estado inicial e fizer o tratamento conforme indicado, é possível ter um melhor prognóstico e mais sucesso na cura.

Ausência de dor não significa ausência de problema

Especialmente pessoas que possuem implantes, muitas vezes acreditam que não precisam mais ir ao dentista, pois não têm dentes de verdade. Porém nossa boca não é formada apenas por dentes e, mesmo em volta dessas próteses, podem surgir placas bacterianas. Você pode até perceber o problema, porém pode ser que exista inflamação, causando sangramento e, em alguns casos, dor como consequência dessa inflamação.

Somente o dentista pode avaliar a saúde de sua boca

Se houver alguma inflamação, dente quebrado ou lesão na boca e seu dentista indicar um tratamento, é necessário que você o faça até o fim. É comum tentarmos olhar no espelho, mexer e ver se sentimos dor para “nos darmos alta” do dentista. Porém, vale lembrar que, se você largar o tratamento antes da hora, correrá o risco de o problema voltar e trazer consequências mais preocupantes. O ideal é que você deixe o dentista avaliar se ainda é necessário acompanhamento e confie na opinião desse profissional para dizer que o tratamento terminou.

Você evita a perda de dentes

Alguns problemas e maus hábitos, como roer unhas ou abrir embalagens com os dentes, vão criando fissuras imperceptíveis e podem gerar uma grande quebra a qualquer momento. Além disso, também existem distúrbios como o bruxismo, que exige acompanhamento periódico para que os dentes não se quebrem de vez.

Desse modo, é essencial que você vá ao dentista com regularidade para notar qualquer problema quando ainda está no início e, então, possa utilizar tratamentos adequados para evitar a futura extração de seus dentes.

A saúde da boca afeta nossa saúde em geral e, por isso, não pode ser negligenciada. Você já sabia da importância de consultar seu dentista periodicamente e de fazer os tratamentos até o fim? Conte pra nós através dos comentários!


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.