Decoração de consultório odontológico: 5 coisas a considerar


considerar na hora de decorar seu consultório

Todo consultório odontológico possui características comuns à profissão do ponto de vista funcional e elementos que variam de acordo com o gosto do profissional, esses, em geral, estéticos. A decoração de consultório deve estar sempre em harmonia com a distribuição do espaço e com as tarefas do dia a dia, sendo mais um ponto de destaque para os usuários.

Por isso, quando o assunto for decoração dos espaços de espera e de atendimento, para saber como fazer sem esquecer nenhum detalhe importante, existem 5 coisas a considerar!

1. O público que será atendido

Não há dúvidas de que o público faz toda a diferença quando falamos em decoração de consultório.

Antes de decorar um estabelecimento comercial de qualquer ramo, há todo um estudo do perfil de clientes e possíveis usuários do espaço.

Por isso, pensar nas necessidades do seu público e adequar o ambiente e a decoração às mesmas é o primeiro passo para causar um impacto positivo nos pacientes e oferecer uma boa experiência.

As crianças sempre devem ser avaliadas com mais atenção, bem como idosos e pessoas com necessidades especiais. Cada um desses grupos demanda um tipo de olhar específico para suas necessidades.

A preocupação com o paciente tem que estar em primeiro lugar e é isso que a decoração precisa transmitir.

2. Os móveis do seu consultório odontológico

Os móveis de consultórios devem ser confortáveis, duradouros, discretos e fáceis de limpar, de preferência impermeáveis.

Além disso, em relação ao aspecto visual, devem passar uma sensação de tranquilidade, com cores suaves, e, ao mesmo tempo, tornar o espaço menos intimidador, evitando cores muito frias e uma aparência de hospitais e clínicas.

O ideal é equilibrar o uso de madeira com tons claros e materiais que transmitam limpeza.

Outro ponto importante em relação aos móveis é a distribuição e o tamanho dos mesmos, que devem ser adequados para as tarefas do dia a dia, havendo sempre a necessidade de espaço para guardar e passar equipamentos.

3. As cores utilizadas na decoração

Como falamos anteriormente, duas coisas precisam ser levadas em conta sempre: a limpeza do ambiente e uma aparência menos intimidadora, que tente se afastar ao máximo de hospitais.

Portanto, o verde tem sido usado com moderação por lembrar instituições de saúde, assim como o azul e o ambiente todo branco.

Recomenda-se o branco somado a uma paleta de cores com tons pastéis mais variada, com opções que combinem entre si, como tons de bege, marrons, rosas fechados ou até mesmo tons de azul e verde pastéis.

4. Iluminação e climatização dos ambientes

A iluminação deve estar de acordo com as necessidades do profissional e com o conforto do usuário.

Por isso, a sala de espera deve ter uma luz mais indireta, podendo ser amarela (para ficar mais aconchegante), já a sala de atendimento precisa ter luz branca devido às atividades do dentista e a facilitação da limpeza do ambiente.

A refrigeração também deve seguir um padrão. Segundo especialistas, a temperatura ideal está entre 20ºC e 24ºC, com umidade relativa do ar de 60%.

5. A sala de espera ou recepção

A decoração de consultórios não é só importante pela imagem, mas no caso da sala de espera, por exemplo, ela assume um papel ainda maior: que é o de tornar a espera menos angustiante e, até mesmo, prazerosa.

É importante pensar no caso de crianças serem atendidas ou acompanharem adultos, oferecendo opções para elas brincarem e se distraírem. Bom lembrar que brinquedos difíceis de organizar devem ser evitados.

Banheiros confortáveis e limpos, água, revistas, aparelho de televisão na recepção, entre outros recursos, fazem toda a diferença na decoração de consultório. Devem ser utilizados para otimizar o tempo e melhorar a experiência do paciente.

Gostou dos tópicos sobre decoração de consultório odontológico?

Para conhecer cada passo da gestão do seu consultório, você pode baixar o e-book Práticas essenciais para garantir a boa gestão do consultório odontológico!


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *