Tratamento com Invisalign Tratamento com Invisalign

Os 5 mitos sobre aparelho ortodôntico


É natural que em cada época haja uma necessidade a ser suprida, um comportamento a ser tomado. E nesta em que vivemos, é preciso ter um sorriso bonito e saudável para corresponder às exigências do mundo moderno. E um dos grandes avanços da odontologia, que tem nos proporcionado dentes mais alinhados, uma mastigação funcional e uma apresentação estética mais bela, está nos tratamentos com aparelhos ortodônticos. Mas apesar de seu uso ser tão comum, ainda há alguns paradigmas que precisam ser quebrados. No post de hoje, listaremos 5 mitos sobre aparelhos ortodônticos. Conheça-os e fique por dentro deste assunto:

O aparelho machuca a boca e a deixa dolorida

Ao colocar um aparelho ortodôntico, seu organismo pode reconhecê-lo, em algum momento, como um ser estranho, levando a um atrito entre os braquetes, as bochechas e os lábios. Mas desde o início do tratamento, já no primeiro dia de uso, você poderá usar uma cera de proteção que não deixará com que isso aconteça, pois ela criará uma barreira que impedirá o contato entre o item e a mucosa. Outros incômodos que poderão surgir, como no dia de “apertar o fio”, serão mínimos e sumirão rapidamente.

O tratamento com um aparelho ortodôntico é longo

O tempo de uso de um aparelho ortodôntico sempre irá variar de acordo com cada caso. Atualmente, os tratamentos evoluíram muito e não são mais necessários tantos anos para obter os resultados desejados. Normalmente, eles duram em torno de dois anos — ou até menos. Portanto, a única pessoa que poderá dar esse diagnóstico é o dentista.

O aparelho é indiscreto e ficará evidente que eu o estou usando

Atualmente, existem vários modelos de aparelhos ortodônticos no mercado, capazes de atender a todas as necessidades. Existe o convencional, que é aquele metálico, mais aparente; o estético, em que os braquetes podem ser confeccionados de safira ou porcelana; o Invisalign, que é feito sob medida e não utiliza fios e nem braquetes; e ainda existe o lingual, onde a colagem dos braquetes é feita pelo lado interno dos dentes. Assim, se seu medo for de ficar com um sorriso muito chamativo, não se preocupe. Há modelos quase imperceptíveis.

É muito caro usar um aparelho ortodôntico

Hoje em dia, usar aparelho odontológico está muito fácil. Os preços estão acessíveis para qualquer pessoa que necessite usá-los. Os valores estarão, muitas vezes, relacionados aos modelos a serem usados, que exigem materiais um pouco mais dispendiosos ou manutenções constantes. Mas independente disso, eles não são caros e todos podem ter acesso a um.

Vou ter que extrair dentes para colocar o aparelho ortodôntico

Não são todos os casos em que há a necessidade de extrair um dente para colocar o aparelho ortodôntico. Quando for preciso, ou seja, quando não houver osso suficiente para acomodar todos os dentes, o dentista estudará a documentação ortodôntica e decidirá o que é melhor a ser feito.

O uso do aparelho ortodôntico será recomendado por seu dentista de acordo com seu caso, especificamente, e somente ele poderá dizer quanto tempo levará o tratamento, quais são os modelos disponíveis, se haverá a necessidade de uma extração ou não, etc. Por isso, caso você tenha ficado com alguma dúvida, consulte o profissional de sua confiança para que ele possa orientá-lo de acordo com seu caso.

Você usa ou já usou aparelhos ortodônticos? De quais tipos? Compartilhe sua experiência através dos comentários!

 


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.