Curso Perícia Odontologica Curso Pericia Odontologica

Franquia de odontologia: esta é uma boa opção?


O mercado de franquias no Brasil tem crescido de forma geral e, especialmente na área da saúde, é apontado como uma das tendências para os próximos anos. A ideia da franquia a princípio é muito vantajosa, pois o franqueado tem liberdade legal de aproveitar os benefícios de uma marca já conhecida, bem como de seu sistema de gestão e operação, alcançando um nicho de mercado praticamente certo.

As vantagens da franquia

Empreender envolve ótimos conhecimentos de administração, o que normalmente não é abordado na faculdade de odontologia. O profissional dessa área sai da universidade com ótimos conhecimentos técnicos, mas pouquíssima habilidade de gestão e, portanto, as franquias se apresentam como uma alternativa valiosa para o empreendimento.

Nesse sistema, o franqueador fornece todo o know-how do negócio, auxiliando o investidor na escolha do ponto comercial, no treinamento de equipes de trabalho, na instalação de sistemas operacionais, na administração financeira e também nas técnicas de marketing permitidas para serviços de saúde. Assim, com uma ótima gestão do negócio, ligada ao seu conhecimento odontológico, a franquia tem toda a chance de sucesso, sendo uma das opções de empreendimento mais seguras para quem quer investir seu dinheiro.

Além disso, você recebe assessoria jurídica, financeira e na gestão de recursos humanos, assim como tem custos reduzidos para a divulgação do negócio. Como a marca e os serviços já são conhecidos no mercado, você não precisa testar sua aceitação e, assim, espera-se um alto retorno e grande possibilidade de expansão do empreendimento.

Os riscos de assumir uma franquia

Mas se tudo funcionasse como esperado, não haveria maiores dúvidas sobre a aquisição de franquias. Na prática, depois que você faz o alto investimento nesse ramo, muitas vezes ocorre de o franqueador não acompanhar o empreendimento, deixando o investidor sem qualquer apoio administrativo. E, embora a franquia prometa muito lucro, uma ótima gestão do negócio é imprescindível para que isso ocorra.

Portanto, o grande risco das franquias é que você não tem garantia de que o negócio dará certo. Ainda assim, você terá taxas mensais a ser pagas, registradas em contrato, e caso o negócio venha à falência você não receberá seu dinheiro de volta.

Outra desvantagem é que, nesse modelo, você também não tem liberdade para tomar decisões independentes no seu negócio, pois é necessário seguir as orientações do franqueador. Do mesmo modo, fica-se à mercê, não só do sucesso, mas também do insucesso de seu franqueador, pois se a empresa vai mal é muito difícil que uma franquia sobreviva sozinha.

O que fazer

Se você pretende investir em uma franquia odontológica para colher os benefícios, a única coisa que você precisa fazer é ser extremamente cauteloso antes de fechar negócio. Pesquise com calma e com detalhes cada empresa, busque referências de outros franqueados para verificar que tipo de suporte ela dá às franquias. Também, visite franquias diferentes das que o vendedor indicar, para conhecer a realidade do negócio.

Nesse ramo, você não pode se convencer por propagandas e nem pela conversa dos franqueadores. Contrate um advogado da área de franquias para lhe auxiliar na análise da documentação. Da mesma forma, simule seus investimentos e os resultados que se obterá em determinado prazo, calculando sua lucratividade e não apenas acreditando no que diz o franqueador.

Tomando esses cuidados, é bem mais fácil aderir à franquia certa, obter o suporte administrativo necessário e, consequentemente, ter um ótimo retorno financeiro!

Você pensa em abrir uma franquia? Já tem pesquisado a esse respeito? Compartilhe suas ideias com a gente deixando um comentário!


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.