Curso de Especialização em Ortodontia - Turma 32 - 25/07 Curso de Especialização em Ortodontia - Turma 32 - 25/07

Emissão de nota fiscal eletrônica: por que o dentista deve utilizá-la?


A nota fiscal eletrônica (NF-e) se trata de uma modernização no sistema tributário nacional. Nada muda com relação aos tributos ou às responsabilidades legais para quem passa a emitir NF-e, o que muda é a forma de emissão, que agora ocorre em meio eletrônico. Essa prática é obrigatória para todas as empresas no Brasil, ainda que o processo de substituição das notas fiscais em papel para o meio eletrônico ocorra gradativamente. Porém, se você levar em conta as vantagens que essa automatização traz para todos os setores — empresa, cliente e fisco — você verá que vale a pena aderir à NF-e mesmo que de forma facultativa.

Pensando especificamente na rotina de seu consultório odontológico, que exige organização, agilidade e um bom controle financeiro, a emissão de NF-e é um ótimo recurso para tornar seus processos administrativos muito mais rápidos e eficientes. Conheça a seguir os principais benefícios da nota fiscal eletrônica e não espere para ter estas vantagens em seu consultório!

Redução de custos

Não será mais preciso você armazenar centenas de documentos fiscais, que deveriam ser apresentados ao fisco. Dessa forma, você economiza em espaço físico e nos processos necessários para a recuperação de informações, pois o custo para armazenamento de arquivos eletrônicos é muito mais baixo e o sistema permite recuperação muito mais ágil de dados.

Além desse aspecto, você diminui os gastos com aquisição de papel e com impressões de documento fiscal. Mesmo que o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE) deva ser impresso, é necessária apenas uma via, que pode ser impressa em papel comum.

Otimização do acesso a informações

Os dados das notas fiscais eletrônicas, assim como as NF-e, são gerenciados por um sistema eletrônico específico para esses documentos, conhecido por GED. Assim, as informações tributárias legais se comunicam com a Secretaria da Fazenda, de forma que os dados importantes nesse processo sejam facilmente acessados. Não é mais necessário digitalizar o documento original, e as informações podem ser recuperadas e intercambiadas com muito mais rapidez e sem complicações burocráticas.

Praticidade

Quando você emite uma NF-e do atendimento, você pode enviá-la imediatamente ao seu cliente, que recebe a nota em meio eletrônico e pode tanto visualizá-la on-line como imprimi-la se preferir. Você ou sua equipe não perdem mais tempo digitando e conferindo notas fiscais, pois é possível importar informações de arquivos compatíveis com seu sistema. Além disso, todos os dados financeiros das operações ficam registrados e disponíveis no site da Receita Federal por até 6 meses, podendo ser consultados a qualquer hora pela web.

Maior controle fiscal e credibilidade

Como o sistema eletrônico promove o fácil intercâmbio de informações entre os fiscos, o controle fiscal de seu negócio aumenta. Suas notas tornam-se muito mais confiáveis. Os trâmites financeiros e tributários de sua empresa se tornam mais transparentes, o que representa uma segurança legal para o seu consultório e maior credibilidade junto aos seus pacientes.

É muito simples aderir à emissão de NF-e e se beneficiar dessa automatização no seu consultório odontológico. Você precisa, primeiramente, se credenciar na Secretaria da Fazenda onde possua estabelecimentos. Para isso, entre em contato a Secretaria da Fazenda em questão e verifique os procedimentos, pois isso pode variar de estado para estado.

Invista nessa automatização em seu consultório e melhore sua administração e também sua credibilidade frente ao público-alvo!

E então, restou alguma dúvida sobre os benefícios da NF-e? Você conhece outro benefício que esse sistema pode trazer? Escreva pra nós através dos comentários e compartilhe sua opinião!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *