5 motivos para começar um acompanhamento com o dentista

Certamente, você já ouviu o famoso conselho “visite seu dentista regularmente”. Mas você já parou para pensar que essa frase vai muito além de um simples conselho? Se ainda não, é bom rever seus conceitos. Somente o acompanhamento de um dentista pode conferir a saúde plena dos seus dentes, língua, gengivas e toda a cavidade oral.

E se você pensa que o profissional de odontologia garante apenas a saúde bucal, está enganado. O bom funcionamento de todo o organismo também depende da qualidade da saúde bucal, já que muitas doenças têm origem ou se agravam com problemas dentais.  Gengivites e periodontites têm relação com doenças cardíacas e pulmonares, por exemplo.

Se ainda assim você precisa de mais argumentos para entender a importância do acompanhamento odontológico, veja os motivos que detalhamos abaixo e agende logo a sua consulta!

1. Melhore a sua autoestima

A questão estética interfere diretamente na autoestima. Antes mesmo de pensar na beleza ou harmonia do sorriso, dentes saudáveis e bem tratados são o cartão de visitas que todas as pessoas merecem ter, independentemente da idade.

As relações sociais também são melhoradas por esse motivo. Perdas dentais, dentes escuros ou manchados e dentição desalinhada são alguns dos problemas corrigíveis com o apoio do seu dentista para fazer tratamentos como clareamentos, aparelhos, cirurgias ou restaurações, por exemplo.

2. Evite problemas futuros

Exatamente! Muitas doenças orais começam de forma silenciosa e só costumam apresentar os primeiros sintomas quando o quadro já evoluiu, como a periodontite que pode levar à perda dos dentes.

[ecp code=”eBook-pacientes”]

Ao mesmo tempo, outras doenças que nem têm origem na cavidade bucal podem ser percebidas pelo seu dentista, como verrugas, nódulos e manchas, que podem revelar doenças graves como variados tipos de câncer. Ou seja: o acompanhamento periódico por um dentista é um importante passo para a detecção precoce de doenças.

3. Economize seu dinheiro

Complementando a dica anterior, vale ressaltar: tanto problemas orais, quanto doenças que manifestam os primeiros sinais pela cavidade bucal, são mais facilmente tratáveis quando descobertos em estágio inicial. Nesses casos, até o custo dos tratamentos são mais baixos. Quando você faz um acompanhamento, evita que problemas mais graves que aí sim são bastante caros.

4. Desfrute dos benefícios da mastigação correta

Você sabia que a mastigação correta é capaz de fazer você emagrecer, aproveitar melhor os nutrientes dos alimentos e melhorar a digestão reduzindo dores estomacais? Pois bem, esses são apenas alguns dos benefícios que a mastigação bem feita pode proporcionar à sua saúde. Mas como obtê-la?

Através do acompanhamento com seu dentista, ele poderá avaliar a qualidade da sua mordida e se detectar algum problema, vai te indicar um especialista em ortodontia, que é o dentista que cuida do alinhamento dental através de aparelhos ortodônticos.

5. Respire bem e viva melhor

Assim como a mastigação bem feita tem papel fundamental na sua saúde, a respiração correta também pode mudar a sua vida. Pessoas com a dentição desalinhada costumam respirar pela boca. A respiração correta é feita pelo nariz, já que o órgão filtra e aquece o ar antes mesmo que ele chegue aos pulmões.

Como benefícios da respiração correta estão a reedução nas crises de asma e infecções respiratórias, mais vitalidade e menos cansaço, principalmente para quem pratica atividades físicas, além de melhora significativa na qualidade do sono.

Você já vai ao dentista regularmente? Deixe suas impressões!

[ecp code=”eBook-pacientes”]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *