Curso Perícia Odontologica Curso Pericia Odontologica

5 itens essenciais que o dentista deve considerar antes de abrir um consultório


Muitos profissionais recém-formados ou já experientes sempre sentem em algum momento de suas carreiras a vontade de abrir o próprio negócio. E isso também acontece no segmento odontológico. O desejo de abrir um consultório ou até mesmo uma clínica é forte e pertence a muitos destes profissionais. E se você é um desses, antes de dar este primeiro passo é preciso que você conheça os 5 itens essenciais que todo dentista deve considerar antes de abrir um negócio. Por isso, leia nosso post e saiba mais sobre este assunto!

Perfil empreendedor

O primeiro ponto a ser considerado para a abertura de um negócio é se a pessoa que pretende fazê-lo tem perfil para empreender. Normalmente, os profissionais formados em odontologia não possuem nenhum contato com disciplinas administrativas durante a graduação, mas muitos precisarão destes conhecimentos para fazer uma boa gestão de seus consultórios. Por isso, faça uma análise de si mesmo e busque identificar quais são as características necessárias a um bom empreendedor. E caso você perceba que tem muitas deficiências nesta área, procure já realizar cursos para aprimorá-las!

Plano de negócios

Desenvolver um planejamento é essencial para que todo negócio tenha sucesso. E é por isso que assim que você se dispuser a abrir o seu, será preciso criar um plano de negócios. Com ele, você terá uma visão ampla sobre os pontos forte e fracos, ameaças e oportunidades da sua clínica e de todo o mercado em que ela está inserida. Neste documento, você também definirá suas metas, objetivos, público que almeja alcançar, etc. E assim que concluí-lo você terá em mãos uma importante fonte de informações para suas tomadas de decisões.

Investimentos iniciais

No início do empreendimento, também será necessário que você disponha de uma quantia (que poderá ser predefinida no plano de negócios) para os investimentos iniciais, como a compra de equipamentos básicos, tanto odontológicos quanto tecnológicos (computadores, impressoras, telefones etc.) e mobiliários. Além deste recurso, é importante também que você tenha uma reserva para cobrir possíveis eventualidades sem causar danos ao negócio.

Assessoria contábil

Para seu empreendimento também será necessário que você conte com o apoio e com a assessoria de um profissional contábil para que tudo que esteja relacionado às leis e às regras para abertura do negócio sejam esclarecidas. E assim como na abertura, durante o funcionamento de sua clínica, ele terá um papel essencial. Portanto, pesquise um bom profissional para que ele seja seu maior aliado nesta questão.

Ponto comercial

A escolha do ponto para abertura do negócio deve ser estratégica, pois ele deve ser condizente com o público que se almeja alcançar. Além desta questão que está mais relacionada a facilidade de acesso e ao fluxo de personas definidas, é preciso também observar se a estrutura da sala permite a instalação de uma clínica odontológica. Por isso, fique atento a tudo o que é necessário e faça uma pesquisa sobre o local antes de alugar ou comprar o espaço.

E então, pronto para abrir o seu consultório odontológico? Não se esqueça de levar em consideração essas dicas e se você ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão compartilhe através dos comentários!


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.