4 maneiras de otimizar cobranças aos pacientes

Todo dentista que trabalha por conta própria tem, além de exercer com maestria sua profissão, a necessidade de buscar conhecimentos na área de gestão para conseguir conduzir bem o seu negócio. E como o objetivo de seu trabalho, assim como o de qualquer outro empreendedor, é lucrar, o ponto mais importante e mais delicado de sua gestão está relacionado à hora de receber pelos serviços prestados. E para que você consiga passar por esta situação da melhor forma possível, separamos neste post 4 maneiras de otimizar as cobranças a seus pacientes. Acompanhe e fique por dentro!

Sistemas de gestão de cobranças

Um ótimo investimento para um consultório odontológico é a compra de um software de gestão para controle de procedimentos. Por meio dele, o dentista poderá ficar atento a toda movimentação financeira de sua clínica e observar se seu fluxo de caixa tem sido positivo, isso é, se o dinheiro que entra é maior do que aquele que sai. E por oferecer esta visão ampla sobre as finanças, fica muito mais fácil observar quais clientes estão com pagamentos em dia e quais aqueles que estão em atraso. Assim, além de aproveitar as demais funções que estes sistemas oferecem (como controle de estoque, de procedimentos clínicos, de consultas, etc.), ficará muito mais fácil cobrar daqueles que estão em atraso.
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Envio do boleto

Outra opção para dinamizar a cobrança dos atendimentos está no envio de boletos bancários para os pacientes. Você pode encaminhá-los tanto pelos correios, pagando uma pequena taxa, ou pelo e-mail do paciente. Esta é uma forma mais tradicional, mas não menos eficaz. Ajuda o cliente a “lembrar” do débito e facilita o pagamento, já que ele pode fazê-lo pela internet, em agências bancárias ou em casas lotéricas.

SMS de alerta

Por mais antigo que seja um aparelho de celular, ele tem a função de envio e recebimento de SMS. Portanto, você pode enviar uma para seus pacientes, informando-os sobre vencimentos (mensagem preventiva) ou dizendo-lhes que o pagamento está em atraso (mensagem de cobrança). O bom deste sistema é que ele evita constrangimentos de ambas as partes, além de ser uma ação barata e que tem valor jurídico.

Ofereça descontos para pagamentos à vista

Agora, se você quer ter realmente a segurança de que vai receber todos os valores acordados antes de iniciar o tratamento, combine com o paciente o pagamento à vista. E para estimulá-lo, ofereça descontos para que ele fique satisfeito e você não perca seu lucro.

Sempre que você for realizar a cobrança, lembre-se de ser educado e gentil com o paciente, mas firme na ideia de que os valores precisam ser pagos. Se as quantias forem bastante significativas, combine com ele uma outra forma de dividir os valores de maneira que ele possa pagar, somados os juros, sem que você fique no prejuízo.

O ideal é que regras contratuais sejam realizadas antes do início do tratamento para que o paciente fique ciente sobre as responsabilidades financeiras dele, e o dentista fique seguro quanto ao que foi acordado. E não se esqueça de realizar ações preventivas de cobranças para evitar que os danos sejam maiores. Você conhece outra maneira de otimizar as cobranças aos seus pacientes? Conte pra nós através dos comentários!
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