Curso Perícia Odontologica Curso Pericia Odontologica

Como inserir seu consultório em um guia local online


Atrair clientes para um consultório odontológico não é tão simples quanto atrair clientes para uma loja. Quando se trata de serviços ligados à saúde, os clientes costumam ser bem mais criteriosos e normalmente optam por um consultório que já tenha boas referências no mercado. Por esse motivo, o marketing boca a boca ainda é o mais eficaz nesse segmento. Quando um paciente é bem atendido por profissionais qualificados, ele costuma retornar outras vezes e naturalmente indicar o consultório para seus conhecidos, ajudando, assim, a aumentar o número de clientes.

Contudo, a popularização da web e das redes sociais fez com que as conversas diárias migrassem massivamente para o ambiente virtual. Nesse contexto, o marketing boca a boca não deixa de atuar e nem perde sua eficácia. Porém, ele se manifesta de outra forma, especialmente em redes sociais e em guias online. Você já pensou em inserir o seu consultório em um guia local online? Quer saber como fazer isso? Continue acompanhando o nosso artigo!

Como funcionam os guias online e quais suas vantagens?

Os guias online são uma das ferramentas mais utilizadas por quem busca serviços. Eles permitem que estabelecimentos de todos os ramos criem anúncios personalizados e focados no seu público-alvo. Depois, os usuários podem postar opiniões sobre cada estabelecimento, bem como relatar as experiências positivas e negativas que tiveram em cada local, deixando esse conteúdo disponível para quem quiser acessá-lo. Essas plataformas ainda possuem versões para os mais variados dispositivos móveis, de forma que mesmo quem consulta a internet apenas pelo smartphone também é alcançado pela divulgação.

No caso de consultórios odontológicos, que visam atrair um público específico em determinada região, os guias online são um excelente recurso de marketing digital. Você já deve ter ouvido falar, por exemplo, do Kekanto ou do Apontador. Ambos são guias, que permitem o cadastro detalhado de seu consultório em determinada cidade. Além de seu estabelecimento ser indicado com facilidade para quem procura serviços odontológicos na web em geral ou no guia de certa região, seus serviços são avaliados pelos clientes e a boa reputação de seu consultório fica conhecida no mercado.

Outra ferramenta bastante popular nesse sentido é o Foursquare, em que você também pode cadastrar seu consultório para que ele receba avaliações dos usuários. Nessa ferramenta, pessoas registram onde estão em determinada hora do dia por meio de um check-in e essa informação pode ser compartilhada em outras redes sociais. Assim, seu estabelecimento se torna mais visível, você pode acompanhar o número de visitas de cada cliente e ainda criar promoções para os clientes fiéis.

Dicas para criar e manter um bom anúncio

Para ter uma ótima presença nos guias online e se destacar com inúmeras opiniões positivas sobre seu consultório, você precisa levar em conta algumas estratégias. Primeiro, é importante ter uma marca bem definida, que possa ser lembrada facilmente pelos pacientes. Aproveite a marca que você já utiliza no seu marketing tradicional, para que os clientes associem de imediato seu perfil no guia com o local físico onde você atende.

Preencha suas informações com o máximo de detalhes possíveis, incluindo a categoria de seu estabelecimento, nome, endereço, dados para contato, horários de atendimento, contas em redes sociais e um mapa para fácil localização. Assim, seu anúncio será melhor direcionado quando um cliente procurar por consultórios odontológicos na sua região.

Torne seu perfil nos guias o mais pessoal possível, com o logo de seu consultório e também com outras fotos que promovam seus serviços. Depois, é imprescindível você acompanhar o movimento no seu anúncio para não deixar que nenhuma opinião negativa, que porventura seja publicada sobre seu consultório, ganhe espaço. Os guias online são ótimas ferramentas de interação. Portanto, acompanhe as estatísticas de visitas e interações no seu perfil e aproveite para conversar com seu cliente, agradecendo as postagens, esclarecendo dúvidas e resolvendo qualquer mal-entendido que possa gerar avaliações negativas. Dessa forma, você consegue tirar o máximo de proveito desse recurso web e divulgar seu consultório positivamente para muito mais pessoas.

Você já se cadastrou nos principais guias online? Essa é a principal tendência para o marketing digital hoje, então não espere para se cadastrar e captar muito mais clientes em sua região!


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.