Tratamento com Invisalign Tratamento com Invisalign

A importância do tratamento preventivo na ortodontia


O cuidado com a saúde da criança deve ser feito de maneira preventiva e educativa. Afinal, ela crescerá e, tão necessário quanto seu bem-estar, é a maneira como ela se portará para cuidar de seu corpo. E os primeiros passos que devem ser dados neste sentido estão relacionados à saúde bucal. Para que você saiba como ajudá-la neste processo, separamos neste post 6 dicas para estimular a criança a cuidar dos dentinhos. Confira e os pratique-os já!

Leve-a ao dentista

O hábito de visitar o dentista regularmente deve ser criado desde pequeno. Por isso, é importante que os pais levem as crianças neste profissional para que elas compreendam a importância desta atividade e a faça se tornar rotina em suas vidas.

Criança aprende com exemplos

De nada adianta você, que é o responsável por uma criança, dizer que ela precisa escovar os dentes se ela não o vê fazendo essa atividade em casa. Uma das melhores maneiras de fazer com que as crianças aprendam, é deixando que elas vejam o exemplo dos adultos, e até mesmo o de outras crianças. Por isso, no momento em que você for realizar a sua higiene bucal, a convite a fazer o mesmo. Assim, além de aprender a forma correta de fazê-la, ela perceberá como a limpeza bucal é realmente importante!

Necessidade de escovação durante o dia

Explique para a criança que depois que ela se alimenta, os dentes ficam sujos, com uma massa que causa a cárie. Mostre a ela que, passando a língua pelos dentes, ela conseguirá senti-los ásperos e que depois da escovação eles ficam limpos e protegidos. E para isso, é importante que a escovação seja feita por, no mínimo, três vezes ao dia com um creme dental que contenha flúor, para que a placa bacteriana seja removida.

A importância do fio dental

A partir dos quatro anos de idade, a criança já deve começar a usar o fio dental com o auxílio de um adulto. A partir dos oito anos, ela já pode fazer o uso sozinha. Para que ela entenda a importância desta utilização diária, diga a ela que a mesma placa bacteriana que fica nos dentes, se aloja entre eles, e que somente um fio fino e adequado é capaz de removê-la.

A utilização do flúor

A utilização regular do flúor é preventiva. Por isso, a criança deve usar produtos, como o creme e o enxaguante bucal que contenham essa substância. Até a água consumida deve ter uma dosagem adequada de flúor. Se isso não for possível, o dentista deverá ser informado para que ele prescreva uma utilização complementar.

A melhor forma de escovar os dentes

Além de saber sobre tudo o que dissemos acima, a criança também precisa aprender a fazer a escovação da maneira correta. Deixe que ela escolha uma escova de sua preferência, de acordo com as especificações para sua faixa etária. Em seguida ensine-a a fazer os movimentos adequados: primeiro, a parte interna de cada dente; em seguida, a parte externa, ao longo de toda a gengiva, em movimentos de cima para baixo, de maneira suave. E não se esqueça de dizer a ela para não engolir o creme dental, pois pode ser prejudicial.

Ensinar as crianças a cuidar de seus dentes é um processo que deve ser feito diariamente, para que ela se torne um adulto consciente desta necessidade. Por isso, dê o exemplo e estimule-a esta prática.


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.