Dúvidas sobre clareamentos dentário? Acabe com elas agora!

Os cuidados com a estética dental vão além da preocupação apenas com a aparência. Uma dentição bonita é capaz de melhorar a autoestima, ingrediente fundamental para o bom convívio social. Dentes bem cuidados são o nosso principal cartão de visitas, por isso merecem atenção.

Um dos principais tratamentos solicitados hoje em dia em consultório são os clareamentos dentais, já que dentes uniformes e sem manchas são capazes de passar uma imagem de cuidado pessoal, boa higiene, além de conferir um sorriso mais jovial.

Apesar de todas essas vantagens que os clareamentos dentais podem trazer ao sorriso e à autoestima, muitas pessoas ainda têm dúvidas variadas sobre o tratamento. Pensando nisso, elaboramos o artigo para tirar todas as suas dúvidas sobre a técnica. Confira!

Quem pode fazer clareamento dental?

Essa dúvida é muito recorrente nos consultórios odontológicos. A princípio, qualquer pessoa pode fazer um clareamento dental, havendo poucas restrições.

Ele é indicado para pessoas que tem os dentes amarelados ou escurecidos e que queiram melhorar sua aparência. É muito importante a visita ao dentista, para que ele avalie a causa do amarelamento dos dentes e se o clareamento dentário irá ajudar.

O tratamento só não é indicado nos casos em que o paciente apresente algum problema com relação à integridade dos dentes, que geralmente é a dentição comprometida por doenças em estágio avançado como cáries e periodontite, por exemplo. Devemos fazer o clareamento dentário, quando indicado, numa dentição saudável.

Os clareamentos também são contraindicados nos casos de alergia aos componentes dos produtos e também em crianças, com ou sem dentição de leite.

Quais são os tipos de clareamento dentário?

Existem basicamente dois tipos de clareamento dental, os realizados em casa e os em consultório. Em casa, o paciente recebe uma moldeira feita sob medida para as suas arcadas e deve aplicar o produto indicado pelo seu dentista algumas horas por dia, sempre após a completa higienização oral.

O tempo do tratamento irá depender de alguns fatores, por exemplo, o grau de escurecimento, o uso adequado pelo paciente e a concentração do agente clareador  . Em alguns casos, o dentista completa o tratamento em consultório.

[ecp code=”eBook-pacientes”]

Já o clareamento em consultório geralmente é feito através da aplicação de laser associado a produtos clareadores. O número de sessões varia de acordo com o grau de escurecimento dos dentes. É importante ressaltar que em ambos os casos o tratamento deve ser supervisionado por um especialista.

Quais os cuidados importantes durante o clareamento?

Para que o seu tratamento surta o efeito esperado, além da supervisão de um dentista, são necessários alguns cuidados tanto durante, quanto após o tratamento.

A dentição costuma ficar mais frágil durante o clareamento, por isso é recomendável que o paciente evite ingerir alimentos muito quentes ou muito frios.

Evite, também alimentos com corantes artificiais fortes como balas, doces e até mesmo café, chocolate, vinho e refrigerantes, já que eles podem manchar os dentes nesse período.

Saiba manter seus dentes brancos por mais tempo

Se você seguir as dicas anteriores, certamente seu clareamento dental será bem-sucedido. Mesmo após o tratamento, evite o consumo excessivo de alimentos que possuem excesso de pigmentação e podem causar manchas nos dentes, como vinho tinto, café, mate, suco de uva, chá, molho de soja e refrigerante.

Mantenha a boa higiene regularmente, evite o cigarro e bebidas alcóolicas, visite seu dentista periodicamente.

Gostou das dicas? Então compartilhe com seus amigos!

[ecp code=”eBook-pacientes”]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *