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Veja como conquistar pacientes com estas ações para o pós-atendimento


Um bom atendimento, uma excelente secretária, decoração elegante, preços competitivos e materiais novos: acredite, isso não é tudo para manter os pacientes em seu consultório odontológico. Todos esses elementos são essenciais na atração e manutenção dos clientes, mas ações de pós-atendimento complementam a experiência.

Quer saber quais as melhores ações no pós-atendimento e conquistar clientes fiéis para seu consultório odontológico? Confira:

A secretária deve estar atenta à visita do cliente

É importante que a secretária ao agendar uma consulta anote todos os contatos do paciente e verifique se a pessoa está em uma primeira consulta, já é cliente ou já foi ao consultório há muito tempo. Isso vai prepará-la para mandar um e-mail ou telefonar para o cliente.

Fazer uma ligação para saber como foi a consulta, como o paciente está passando e lembrá-lo da próxima data marcada é fundamental não apenas para a conquista dele, mas também para garantir que ele volte para outro atendimento. É simples, mas faz diferença e acredite, fideliza o paciente.

Leia mais: Conheça as melhores dicas de treinamento para a secretária do consultório.

Chame os seus pacientes pelo nome

Para os pacientes é fácil saber o nome do dentista porque ele é um só. Já para o profissional fica mais difícil. Por esse motivo é sempre importante que a cada atendimento a secretária avise o nome de quem entrará na sala e disponibilize o histórico daquele paciente, seja online ou em uma pasta. Assim que o paciente entrar, chame-o pelo nome. Caso não esteja correto ele corrigirá você.

Parece um detalhe, mas ser chamado pelo nome demonstra que o dentista conhece aquele paciente, seus problemas, seus tratamentos, o que o deixa confiante em ralação ao trabalho do profissional.

Fique de olho nas datas importantes

Ao recolher os dados do paciente, a data do aniversário é imprescindível. O envio de um cartão via e-mail ou mesmo uma ligação, demonstra a consideração com o cliente. Ele se sente especial e isso ainda o fará lembrar que deve voltar ao dentista, seja para manutenção ou para fazer apenas uma limpeza. Enviar e-mails ou cartões em datas como Natal e Ano Novo também é uma ótima atitude.

Para aplicar essa ação não conte apenas com a agenda de papel. Hoje existem organizadores online, que podem ser usados até no celular, para marcar datas e importantes e enviar um lembrete para que os cartões ou e-mail sejam enviados. O computador que a secretária usa deve ter um sistema desses!

Dê atenção ao que o paciente diz

Muitas vezes ao falar sobre sua saúde bucal ou até sobre sua vida pessoal, o paciente está querendo fazer contato com o médico. Nesses momentos, é essencial ser simpático. Não é preciso aconselhar ou opinar, apenas deixe que ele fale, faça comentários não invasivos, deixe que a pessoa saiba que você é alguém em quem ele pode confiar. Essa ação tão simples pode fidelizar seu paciente e convencê-lo que aquele local traz segurança e conforto para o tratamento. Os funcionários devem fazer da mesma forma, sendo sempre gentis com os pacientes.

Que tal começar agora a fidelizar os pacientes do consultório odontológico? Não perca tempo!

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