Avaliação Dentista Niterói/RJ

O que um aparelho ortodôntico pode fazer pelo seu sorriso?


Nos últimos anos, o uso de aparelhos ortodônticos se tornou uma prática bastante comum no país. O tratamento se popularizou em todas as faixas etárias, não ficando restrito às crianças e adolescentes como no passado.

Além do benefício estético, os aparelhos ortodônticos também são indicados para o tratamento e correção de problemas variados que costumam trazer muitos incômodos, mas você nem imaginava que tinham solução com a ortodontia.

Quer saber o que o aparelho ortodôntico pode fazer pelo o seu sorriso e a sua saúde oral? Confira!

Aumento da autoestima

Um sorriso alinhado deixa as pessoas mais bonitas, sem dúvida alguma! Os aparelhos ortodônticos são ótimos aliados desse processo e portanto contribuem para que as pessoas se sintam melhores com elas mesmas. Isso eleva a autoestima, a confiança em seus potenciais, ajudando muito nas relações sociais. Converse com seu dentista e peça que ele indique o modelo mais adequado para o seu caso. Atualmente existem aparelhos mais discretos e quase imperceptíveis, que são ideais para adultos.

Repara a fala e a dicção

Entre os muitos problemas relacionados ao desalinhamento dos dentes e das arcadas, um dos mais incômodos sejam os relacionados à fala. Arcadas muito fechadas ou dentes para fora da boca interferem diretamente na qualidade e precisão do processo da fala, o que pode prejudicar o convívio social.

Os aparelhos ortodônticos resolvem esses problemas até o final do tratamento. Por isso, se você sofre com isso, procure um ortodontista hoje mesmo.

Melhora a respiração

Da mesma forma que o desalinhamento dos dentes e os desníveis nas arcadas costumam afetar a dicção e a fala, o processo respiratório também pode ser afetado pelo problema. Ao alinhar os dentes que estavam para fora, os aparelhos ortodônticos estimulam o paciente a respirar pelo nariz em vez da boca.

Os principais benefícios para quem respira corretamente são a melhora na qualidade do sono, mais disposição para praticar atividades físicas e menos risco de contrair infecções respiratórias.

Fim das dores orofaciais

Quem sofre com as dores faciais e orais sabe como elas são incomodas e que são causadas, na maioria das vezes pela oclusão desnivelada. O tratamento ortodôntico também atua na correção desse problema, aliviando as dores nas mandíbulas, que costumam cessar permanentemente até o final do tratamento.

Melhora na digestão

Pode acreditar! Nem todo problema digestivo tem origem apenas no estômago ou outros órgãos internos. Problemas orais também têm influência nesse tipo de desconforto porque a digestão também depende da forma como os alimentos são mastigados.

A mastigação correta depende de dentes bem cuidados, por isso, mais uma vez, os aparelhos ortodônticos se fazem bons aliados. Procure um especialista, converse sobre seu caso e inicie seu tratamento o quanto antes.

Melhora a saúde oral

A saúde oral está diretamente relacionada aos cuidados básicos com a higiene, como a escovação bem feita após cada refeição e o uso de fio dental todos os dias. Porém, dentes desalinhados e sobrepostos dificultam a limpeza correta, o que pode levar a problemas como cáries, gengivites e até mesmo perda óssea, mesmo em quem mantém a higienização adequada.

Para garantir a saúde da sua boca, os aparelhos ortodônticos também são recomendados. Mas atenção: só inicie o tratamento com um especialista em ortodontia.

Gostou das dicas? Então compartilhe com seus amigos!


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *