4 dicas para garantir que os pacientes não faltem às consultas


O não comparecimento às consultas agendadas, por parte dos pacientes, é um problema que os consultórios e clínicas odontológicas precisam enfrentar todos os dias. Afinal, cada paciente que não comparece sem aviso prévio causa transtornos à rotina do especialista, que perde horas de trabalho e sofre até prejuízos financeiros, já que poderia atender outro paciente no período, e ainda tem gastos com auxiliares técnicos, por exemplo.

Por isso, reduzir o índice de faltas não avisadas e/ou justificadas tem se tornado um desafio para a sobrevivência de muitos profissionais em Odontologia, principalmente aqueles que estão em início de carreira e ainda contam com uma cartela de clientes pequena.

Pensando nisso, elaboramos para o post de hoje dicas simples, porém muito importantes para os dentistas que precisam reduzir o número de consultas falhas no seu dia a dia. Confira!

Call center

Nem todos os pacientes que “furam” as consultas o fazem por má-fé. Na maioria dos casos o paciente simplesmente se esquece, já que a rotina de trabalho e família costuma ser pesada para muitos. Aquele velho cartãozinho que os dentistas anotam à caneta o dia da próxima consulta, geralmente semanas ou meses depois, não é mais funcional como já foi no passado.

Por isso, faça com que o seu paciente seja lembrado, na véspera, de que ele tem uma hora agendada com você. Se sua clínica dispuser de grande infraestrutura, os call centers são a melhor solução. Mas se você trabalhar em uma clínica pequena, treine sua secretária para que ela ligue diariamente lembrando-os que têm compromisso marcado no dia seguinte.

Leia mais: Conheça as melhores dicas de treinamento para a secretária do consultório.

E-mail e SMS

Da mesma forma que as ligações, o envio de e-mails e mensagens de texto via celular também é muito funcional para resolver esse tipo de problema. Sua secretária pode enviar  alertas com um dia de antecedência.

Para os e-mails, pense em um layout editável da clínica, no qual a secretária apenas complete o nome, o dia e a hora de acordo com o paciente que precisa ser abordado.

Sistema informatizado

Essa dica é muito importante e eficaz, traduz uma tendência crescente: a informatização na área odontológica. Utilize sistemas informatizados em suas clínicas e até mesmo consultórios. Eles agilizam o processo de marcação de consultas, disponibilizam informações importantes aos pacientes, parceiros e fornecedores, e o principal: ajudam a monitorar as consultas, enviam lembretes aos pacientes e promovem a organização como um todo, facilitando o seu trabalho diário e da sua equipe.

Multas

Se você tentou várias medidas para lembrar seu paciente do compromisso com você e mesmo assim ele continuou a faltar às consultas sem avisá-lo com antecedência, talvez seja mesmo necessário adotar uma medida um pouco mais radical.

Como você e sua equipe ficam passíveis a prejuízos quando o paciente não comparece na data agendada, você pode estabelecer uma planilha de multas crescentes para os pacientes reincidentes.

Mas atenção: nunca aplique multas sem comunicá-los previamente. Seja transparente e mantenha essa medida visível nos contratos e também no cartão de marcações onde são agendadas as consultas.

E você, sofre com as faltas dos pacientes? Deixe um comentário e compartilhe o post também com seus colegas de profissão e continue acompanhando nosso blog!

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