Meu trabalho não está gerando lucros. Como solucionar o problema?

Atuar em uma grande empresa, prestar concursos, ser funcionário em uma clínica, são caminhos nos quais um dentista tem seu lucro garantido e, na maioria dos casos, nem tem despesas. Porém, quando o profissional opta por abrir um consultório as coisas mudam pois ele mesmo é quem gerencia os gastos e os rendimentos.

Para diminuir os custos, muitos decidem abrir consultórios em sociedade. Mas ainda assim, existe a possibilidade dele não gerar receitas suficientes. O segredo para dar certo é sempre a boa gestão, pautada em análises para resolver os momentos críticos.

Se o seu consultório não está gerando tanto lucro quanto gostaria, veja nossas dicas para solucionar o problema.

Reveja as despesas

É bastante radical falar em corte de custos, uma vez que muitos investimentos são indispensáveis para seu trabalho e para o bem-estar dos clientes. Além de procurar reduzir na energia elétrica, gastos com água e outros itens básicos é preciso rever os custos como um todo. Há algum fornecedor que pode baratear o produto? Você pode optar por um plano menor de internet e telefone? Os móveis parcelados do consultório têm muitos juros?

Observe o que pode ser alterado, pago com antecedência ou é passível de desconto para ajustar o orçamento e reduzir as despesas.

Avalie se o preço dos procedimentos realmente está correto

Profissionais iniciantes podem precisar de um apelo maior para conseguir clientes e por isso tem um pouco de receio de cobrar um valor considerado caro. Se isso acontece, com o decorrer do tempo, o profissional tende a não aumentar o valor do procedimento para os clientes. Isso se transforma em prejuízo futuramente.

O preço depende do público que você quer atender e do serviço oferecido, dos seus custos fixos e variáveis e do quanto a concorrência cobra. Portanto, seja coerente no valor dos procedimentos tendo atenção na formação de preços.

Contrate um consultor

Você se formou em odontologia e não em administração ou contabilidade! Apesar de precisar saber o básico dos cálculos para empreender, é importante e muito útil contratar, pelo menos no início,um profissional que possa auxiliá-lo.

Com a ajuda do consultor financeiro você poderá ver como melhorar a rentabilidade dos seus negócios.
[ecp code=”dentistas-curso-1″]

Faça o marketing do seu consultório

Pode ser que a falta de lucros seja devida ao número baixo de clientes. A solução é investir em marketing para tornar seu negócio conhecido. Conhecer e utilizar práticas de marketing pessoal , marketing digital, além de contratar uma empresa especializada em publicidade na área da saúde, se possível, será um investimento que trará retorno financeiro.

Nunca deixe de se atualizar

Lembre-se que ter diferenciais é algo que o destaca em um mercado tão competitivo. Assim, congressos, cursos, leituras sobre a área são essenciais para que você esteja sempre a frente dos concorrentes.

Aprenda sobre gestão financeira

Fluxo de caixa, planejamento financeiro e outros termos devem entrar no seu dia a dia se você tem um consultório. E, acredite, isso pode melhorar muito sua visão sobre o controle financeiro, fazendo com que se organize para gastar menos e utilizar melhor os ganhos.

Pronto para ver os lucros do consultório odontológico? Use essas dicas e continue fazendo um excelente trabalho para colher ótimos resultados!

[ecp code=”dentistas-ebook-1″]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *