Atendimento em vários consultórios: conheça os prós e contras

Sobretudo para o dentista recém-formado, trabalhar em vários consultórios pode surgir, em certo momento, não como uma opção, mas como uma necessidade para expandir sua rede de contatos, obter a renda de que precisa em sua vida e construir um início de carreira sólido. No entanto, apesar de obviamente oferecer algumas vantagens, dividir-se entre duas ou mais clínicas odontológicas apresenta alguns pontos negativos. Que tal avaliar alguns prós e contras do atendimento em vários consultórios? Confira:

Disciplina

Participar de mais de um consultório funciona de maneira bem análoga a ter vários empregos: o dentista, eventualmente, poderá passar por atrasos para chegar às consultas, desencontros de informações, e outros apertos que naturalmente acontecem quando se trabalha em várias localidades e ambientes de trabalho diferentes. O profissional deverá conservar uma grande disciplina para dar conta de várias agendas diferentes e de ambientes laborais que mantenham regras específicas. Este quesito, se não for bem resolvido, torna-se uma desvantagem de se trabalhar em vários consultórios.

Leia mais: Existe uma fórmula para ser bem-sucedido?

Controle

Outra questão a avaliar é que o dentista terá muito mais controle de sua prática profissional se estiver vinculado apenas a um consultório. Não só terá mais autonomia para lidar com os clientes e controlar seus horários e carteira de pacientes, mas será viável adaptar-se melhor aos compromissos e procedimentos de um só lugar. Mais um ponto em desfavor de ter que se dividir entre consultórios diferentes.

Relacionamento com os pacientes

Trabalhando em um só consultório, o dentista será capaz de conhecer mais intimamente seus pacientes. Além disso, os clientes serão mais fiéis ao lugar, porque terão mais afinidade com a clínica odontológica que frequentam, já que ela é a única onde o dentista cuida dos pacientes e oferece serviços. Nesse sentido, o ambiente, o atendimento e a recepção serão mais acolhedores.
[ecp code=”dentistas-curso-2″]

Networking

Em contrapartida, quando se está transpondo de um consultório a outro, obviamente, haverá a oportunidade de se conhecer muito mais profissionais, contar com trocas de experiência e, ainda, alcançar públicos distintos. Ou seja, trabalhar em duas ou mais clínicas poderá ser uma forma eficiente para expandir bastante sua rede de contatos.

Leia mais: O que todo dentista precisa saber antes de ingressar no mercado.

Indicações e marketing

Como o trabalho em mais de um lugar faz com que o dentista conheça pessoas diferentes, em número muito maior do que se estivesse em uma só clínica, ele poderá ganhar mais indicações de seus clientes e também dos outros profissionais com quem passa a se relacionar. Isso quer dizer que, possivelmente, poderá até gastar menos com a divulgação do trabalho, podendo mesmo aproveitar as estratégias de mercado utilizadas pelas várias clínicas onde trabalha.

Rentabilidade

Um dos principais fatores a favor de estar presente em mais de um consultório é que, caso ocorra a diminuição de pacientes em um deles, o aumento em outro consultório poderá compensar e, até mesmo, superar essa baixa. Diante disso, como consequência, o dentista terá mais retorno financeiro.

Se você está em dúvida sobre o que vale mais a pena: trabalhar em um só consultório ou se dividir em várias clínicas, avalie com calma o seu momento atual, para entender o que seria mais interessante para construir sua carreira na Odontologia. Como têm sido suas experiências recentes? Deixe seu comentário!
[ecp code=”dentistas-ebook-2″]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *