Curso Perícia Odontologica Curso Pericia Odontologica

Gerencie seu tempo no consultório com estas dicas


Fazer o dia caber em 24 horas muitas vezes pode parecer tarefa difícil para você, que é dentista. Além de oferecer um bom atendimento ao cliente, é preciso organizar o espaço, fazer compras, se atualizar constantemente, isso sem contar nos imprevistos, que podem despencar em seu dia. Tudo isso combinado aos compromissos familiares e pessoais fazem da sua rotina uma verdadeira maratona e quase não deixa sobrar um espaço para o lazer e descanso. O resultado? Stress e perda de eficiência.

Para virar este jogo, a chave é uma melhor administração do tempo, priorizando tarefas e encontrando a melhor posição de cada uma delas em seu dia, sem deixar de respeitar o seu ritmo.

Faça uma lista de atividades por escrito

Antes de mais nada, liste todas as tarefas que você tem e calcule aproximadamente o tempo que demora para executar cada uma delas, sempre reservando pelo menos 15 minutos no período da manhã e à tarde para recarregar as energias. É importante limitar o horário de trabalhando, não deixando que as horas extras sejam uma constante em sua rotina.

Trabalhe a priorização de tarefas

Procure dividir as tarefas em 3 tipos: as urgentes, ou seja, que precisam ser feitas e estão com o prazo curto ou estourado; as importantes, ou seja, que trazem resultados e têm um maior prazo para serem executadas e as circunstanciais, que não geram resultados efetivos, só fazendo você perder tempo. Dê prioridade em realizar as urgentes e só então passe para as importantes. Não perca muito tempo e energia com as circunstanciais.

Para conseguir fazer essa triagem com eficiência, estabeleça metas objetivas, dando maior sentido a cada tarefa e planeje sua semana com antecedência para prevenir problemas.

Conheça e use melhor as ferramentas disponíveis

Existem muitos recursos para auxiliá-lo na administração do tempo. Qual é o melhor? Aquele que você melhor se adapte, o importante é concentrar as tarefas em um único lugar. As ferramentas vão da boa e velha agenda escrita até as últimas inovações tecnológicas. Um bom exemplo é o Neotriad, um caderno digital que gerencia tarefas e organiza seu calendário de acordo com as prioridades estabelecidas e o tempo disponível.

Se você não tem condições de contratar uma profissional de secretariado, use uma secretária eletrônica e verifique constantemente o e-mail. Existe também uma série de aplicativos que permitem fazer todas as tarefas administrativas do consultório de maneira virtual com plataformas de navegação facilitada, incluindo o gerenciamento de consultas, a disponibilização de prontuários, fluxo de caixa, cadastro de pacientes, relatórios e outras funções. O uso de um software de gestão financeira para consultório odontológico adequado é mais que um facilitador no trabalho. Ele pode transformar a administração do consultório, trazendo maior rentabilidade e grande melhoria na satisfação dos pacientes.

Ao contrário do que muitos pensam, organizar o tempo não tira a sua liberdade e sim o deixa livre para organizar sua rotina da forma que quiser para conquistar seus objetivos pessoais e profissionais. Com certeza, os resultados serão muito positivos para sua vida profissional e pessoal.

Gostou dessas dicas? Então ponha em prática e compartilhe com seus colegas de profissão.


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.