Curso Perícia Odontologica Curso Pericia Odontologica

Pesquisa com os clientes: conheça sua importância e veja dicas para fazer uma!


Ampliar os atendimentos no consultório odontológico, bem como otimizar a qualidade deles, passa não somente por estudos do mercado. Melhorar os serviços está intimamente ligado àquilo que os pacientes querem, o que também reflete o que o público-alvo quer.

Um dos recursos mais eficientes para ter mais pacientes e realizar procedimentos da melhor forma possível é realizando pesquisas com os clientes. Você sabe qual a importância dessa ação para o consultório odontológico?

Aproxime-se ainda mais de seus clientes

Dialogar constantemente com os clientes, explicando a eles os detalhes dos procedimentos e técnicas que serão utilizadas em cada tratamento, vai lhes deixar muito mais confortáveis e seguros. Essa troca de informações, que muitas vezes acontece ainda durante o processo de venda de um tratamento odontológico, faz com que a pessoa atendida pelo dentista veja que esse profissional estará se esforçando para atender a uma demanda.

Esse diálogo não deixa de ser uma pesquisa, uma vez que você tem em mãos as dúvidas mais comuns de potenciais clientes. Você saberá quais são as expectativas para cada tipo de tratamento que realiza, o que vai favorecer maneiras de abordagem que os clientes preferem.

Analise e melhore sua atuação e atendimento

O nível de satisfação do cliente pode ser medido e traduzido como a sensação de encanto ou de decepção, a partir da comparação de um serviço realizado e das expectativas em relação a ele. Estender as pesquisas sobre o que os clientes pensam a respeito do atendimento e do pós-atendimento é útil para avaliar quais procedimentos estão dando certo e quais são os que necessitam de mudanças, quais os materiais têm mais aceitação, bem como quais as iniciativas de atendimento e a infraestrutura do consultório que precisam ser aperfeiçoadas.

A melhor maneira de fazer uma pesquisa nesse sentido é com o uso de um questionário, simples e objetivo, que poderá mesmo ser enviado por e-mail ou impresso e respondido no próprio consultório, com questões específicas sobre as técnicas empregadas, o tratamento e eventuais críticas e sugestões.

Fidelize seus clientes

Uma pesquisa de satisfação costuma incitar mais confiança naquilo que foi feito e faz com que o cliente se sentir tratado com mais importância e cuidado. Quando alguém é questionado sobre algum serviço isso demonstra preocupação por parte da empresa. Assim, uma pesquisa favorece a fidelização da clientela, de modo que ainda vai oferecer elementos para a manutenção do contato e para o desenvolvimento da relação com o paciente.

Se sobressaia entre os concorrentes

Ao questionar os seus clientes sobre o que falta em seu consultório odontológico, você angaria informações para oferecer o que eles já conhecem, ou seja, o que a concorrência faz. Porém, use as pesquisas sempre com parcimônia: invista no que é melhor para seu público-alvo!

Empregar adequadamente as pesquisas de satisfação só vai fazê-lo ganhar. O dentista vai ter a chance de observar suas falhas e pontos fracos e com isso melhorar os seus serviços porque vai ter acesso à visão que seus consumidores.

Você costuma fazer pesquisas com seus clientes? Já sabia das vantagens de contar com esse recurso? Comente!


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.