Curso Perícia Odontologica Curso Pericia Odontologica

O que todo dentista precisa saber antes de ingressar no mercado


A falta de conhecimento sobre o mercado de trabalho pode levar até mesmo um ótimo profissional a tomar decisões erradas em sua carreira e, assim, perder a chance de ser bem-sucedido. Principalmente na área da Odontologia, que passou por muitas mudanças nos últimos anos, por causa do avanço tecnológico, da criação de mais cursos de graduação e do surgimento de convênios odontológicos, o profissional precisa ficar atento!

O dentista precisa se adaptar à realidade do mercado para alcançar clientes e, com isso, garantir seu sucesso profissional. Mas que realidade é essa? Como funciona exercer a odontologia na prática?

Confira a seguir o que você precisa saber a esse respeito e planeje de maneira eficiente seu ingresso no mercado!

A concorrência é grande

Há muito tempo, havia poucos profissionais atuando na área da Odontologia, e, consequentemente, a remuneração era mais alta, o que fez com que a procura pelo curso aumentasse muito. As universidades criaram mais vagas para atender à demanda e a situação é outra: muitos dentistas se formam todo ano e o mercado de trabalho fica cada vez mais saturado, especialmente nas grandes cidades.

Você precisa estar preparado para driblar esse obstáculo. Uma opção é atuar em cidades do interior, por exemplo, onde ainda há mais espaço para dentistas tanto no setor público como privado. Também é possível que você abra seu próprio consultório, decidindo enfrentar a concorrência. Outra opção é seguir carreira acadêmica, fazendo mestrado e doutorado. E, por fim, se especialize! Assim, você se destaca diante entre os concorrentes tendo mais oportunidades de emprego e podendo até prestar concursos.

Abrir um consultório demanda alto investimento

Quando falamos em alto investimento não nos referimos apenas a recursos financeiros. Para abrir um consultório que dê certo e não traga prejuízo ao longo do tempo, é importante que você tenha conhecimentos de administração, empreendedorismo, contabilidade, marketing e gestão financeira. Isso demanda dedicação de tempo e estudos nessas áreas.

Além disso, claro, o investimento financeiro é alto. Então, vale a pena fazer um criterioso planejamento para conseguir atrair clientela e não perder dinheiro! Desde o início, invista em marketing, salientando os seus diferenciais, e divulgue o seu consultório.

Leia mais: Abrir um consultório odontológico é viável?

Convênios odontológicos podem prejudicar seu trabalho

Embora os convênios sejam muito úteis para a população, eles não são tão vantajosos para os dentistas. Além de oferecerem uma remuneração relativamente baixa, esses planos acabam retendo grande parte dos clientes, por serem uma alternativa mais barata, o que dificulta a captação de outros que não façam parte de nenhum deles.

Apesar disso, atuar em convênios no início da sua carreira é uma boa opção para ganhar experiência e aumentar seus contatos. Por isso, caso tenha o seu próprio consultório, tente atender tanto clientes conveniados quanto particulares.

Bom atendimento faz toda a diferença

Um dos principais fatores que retém e fideliza clientes é o bom atendimento. Portanto, não conte apenas com a sua formação técnica durante a graduação, mas também desenvolva habilidades de relacionamento pessoal na clínica odontológica.

Atender bem a um cliente significa mais que fazer um bom serviço. Significa se dedicar ao paciente, conversar com ele sobre o seu problema e se mostrar preocupado em auxiliá-lo. Após o tratamento, também é importante contatar a pessoa e verificar se a sua recuperação está indo bem. Em diversos casos, as pessoas aceitam pagar mais quando têm um atendimento que as faça se sentir seguras.

Especializações são essenciais

Tendo em vista a concorrência no mercado, você não pode parar de estudar na graduação. Fazer uma ou mais especializações é um diferencial atualmente, agregando qualidade e maior credibilidade ao seu serviço.

Assim, especialize-se nas áreas de seu interesse e nas que sejam ligadas ao seu trabalho. Existem diversos cursos disponíveis, nos mais variados campos da Odontologia, como Ortodontia, Endodontia e Implantodontia. Hoje, uma das principais procuras da população é por odontologia estética, de modo que você pode apostar em uma especialização nessa área para captar mais clientes.

Leia mais: Dicas para os recém-formados escolherem a especialização ideal em odonto.

Conheça o curso de Especialização em Ortodontia do Smile Cursos.

Com essas dicas em mente será mais fácil planejar sua carreira para o sucesso! Ainda tem alguma dúvida? Deixe um comentário!


 


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.