Curso Perícia Odontologica Curso Pericia Odontologica

Dicas para os recém-formados escolherem a especialização ideal em odonto


Fazer uma especialização ou até uma pós-graduação é uma das melhores formas para se turbinar o currículo e ampliar as oportunidades profissionais. Mas na Odontologia, por exemplo, seguir em uma especialização é mandatório para ter os conhecimentos necessários para construir uma carreira. Seja na Endodontia, Implantodontia, Periodontologia, Radiologia, Odontologia Estética, Ortopedia Facial e outras áreas potenciais, a odontologia oferece muitas possibilidades para o recém-formado.

Mas, entre tantas opções possíveis, como saber qual especialização cursar? Veja algumas dicas que irão ajudá-lo nesta escolha.

Quais são as tendências mais procuradas pelo mercado?

Não basta ter conhecimento específico para construir uma carreira bem-sucedida, mas você deve ser um profissional atualizado e informado sobre as notícias mais gerais também, não só para descobrir novos processos e materiais, como também os informes de sua profissão. Não é incomum ver nos jornais de grande circulação, ou mesmo nos portais de Internet dos Conselhos Regionais (ou do Federal), informações de quais seriam as áreas que estão com muita demanda e quais aquelas que estejam saturadas no mercado nacional. Descobrir com antecipação as tendências do mercado poderá ser de grande ajuda na hora de decidir o que vai estudar.

Quais especializações faltam na sua região?

Outra coisa importante, sobretudo se você já tiver um consultório encaminhado ou propostas de emprego em determinado município, é visualizar quais seriam as especializações que estão em falta nesta região. Desde, é claro, que haja clientela disponível para tal segmento. Procure acomodar a demanda com as possibilidades de crescimento real.

Qual curso vai aprimorá-lo mais?

Sobretudo quando o dentista já está começando a trabalhar em uma área, ou tem inclinação para certo grupo de conhecimentos, é conveniente escolher uma especialização que de fato seja uma fonte eficaz de qualificação e atualização, ou seja, aquela que vai realmente fornecer à pessoa um grupo de noções, técnicas e condutas que contribuirá significativamente para sua evolução profissional. Cursar uma especialização não serve apenas para compor a forma como se trabalha, mas também para aperfeiçoá-la.

Com qual área você se identifica mais?

Os longos anos de graduação certamente apontaram para você aquelas disciplinas de que mais gostava de estudar e atuar. Não pense em deixar de lado essa aspiração e seu prazer pessoal, focando somente no retorno financeiro que a especialização poderá lhe proporcionar. Como seria ficar todos os dias na clínica, realizando procedimentos que você não gosta, e querendo que o dia passe mais depressa, mesmo recebendo boa remuneração para fazê-los?

Qual é o grau qualitativo dos cursos disponíveis perto de você?

Mesmo que haja uma forte demanda do mercado e boas possibilidades de retorno financeiro e satisfação pessoal ao se fazer determinada especialização, pode acontecer de não haver cursos de excelência ao seu redor, ou seja, a especialização que será feita não irá desenvolvê-lo como profissional. Você deve checar não somente o bom acolhimento da faculdade em vista, pelo mercado e pelos outros profissionais, mas também o conteúdo programático do curso, para avaliar se ele vale ou não a pena. Dependendo do caso, você pode investir em uma especialização em outra cidade ou Estado ou poderá avançar para sua segunda ou terceira opção de curso.

Leia mais: Curso de Especialização em Ortodontia.

Você é recém-formado em Odontologia? Coloque as dicas em prática, com certeza terá todas as condições para escolher a melhor especialização para sua carreira.


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.