Ortodontia além dos braquetes Ortodontia além dos braquetes

Dicas importantes para quem quer montar um consultório odontológico


montar um consultório odontológico

Ao terminar a faculdade de odontologia, muitos novos dentistas decidem abrir seus próprios consultórios para trabalharem de forma autônoma. É uma escolha que deve ser muito bem pensada, pois envolve muito investimento e dedicação. A grande maioria das graduações não oferece esse tipo de conhecimento aos seus alunos, não prepara o profissional para a entrada no mercado de trabalho. É por isso que neste post vamos trazer detalhes importantes para quem está pensando em montar um consultório odontológico.

Escolha um imóvel adequado e bem localizado para montar um consultório odontológico

A qualidade do espaço físico é um fator muito importante para os pacientes que buscam por um bom serviço odontológico. Um local agradável, claro e com boa aparência demonstra o cuidado do profissional.

É importante que o local seja bem localizado e de fácil acesso. Verifique as opções de transporte público disponíveis, estacionamento e acessibilidade para pessoas com necessidades especiais.

Não esqueça de analisar se o tamanho do lugar é compatível com os equipamentos que serão necessários para o seu trabalho e que também permita boa mobilidade dentro do espaço.

Garanta acesso a todas às pessoas

Como as pessoas chegam ao consultório? Por rampas, corredores, escadas, elevadores? A regra é um acesso fácil, seguro e inclusivo para quem tem algum tipo de necessidade especial.

Esse tipo de mobilidade deve ser vista na forma de entrar, no caminho da recepção à sala de atendimento, na largura das portas, nos banheiros e salas de exame. É um projeto humanizado que irá garantir que qualquer pessoa possa ser atendida.

Invista em uma estrutura interna de qualidade ao montar um consultório odontológico

A infraestrutura ao montar consultório odontológico deve ser pensada com base em todas as suas necessidades e também para que atendam às normas da Vigilância Sanitária. Portanto, as instalações de água, eletricidade e ar comprimido, principalmente na sala de atendimento, devem estar entre as suas preocupações.

Água

É necessário haver registro específico para a sala clínica, bem como o reservatório específico para motores de alta rotação.

Eletricidade

Principalmente na sala de atendimento, é importante que as luzes sejam adequadas, suficientes, porém no tom certo para não causar ofuscamento. Além disso, jamais use um ponto de energia para várias tomadas, com o uso de extensões, por exemplo. Esses investimentos ajudam no trabalho diário e na segurança de todos.

Também é necessário haver um quadro de disjuntores para tomadas, motores, iluminação e ar condicionado. Dessa forma, evita-se a descontinuidade do fluxo de trabalho, caso haja problema em algum circuito específico.

Ar comprimido

O ar comprimido é essencial para o trabalho de dentistas, podendo ser fornecido sob a forma de compressor de modelo odontológico e convencional, ou por meio de cilindros de ar estéril. Se for modelo odontológico, deve ser um com ótimo desempenho e baixo nível de ruídos.

Planeje cada detalhe da estrutura ao montar um consultório odontológico

Mesmo que você idealize um consultório simples, há uma estrutura básica que deve existir para que toda a rotina do consultório aconteça.

Sala de atendimento

Os pisos e os acabamentos do espaço de atendimento devem ser fáceis de limpar e não podem ser corroídos pelos agentes de limpeza. O tamanho do local deve ter no mínimo 12m², mas caso seja um consultório coletivo, as cadeiras devem estar a 2 metros de distância uma da outra, sendo que o espaço deve ter 80cm livres na cabeceira e 1m na lateral.

Cabe ressaltar os princípios ergonômicos. Isso significa que o consultório, a disposição dos móveis, seu design e o espaço livre entre os itens devem favorecer a rotina, o conforto e a segurança do dentista e do paciente. Estima-se que a distância ideal entre dentista e paciente seja de 30cm a 40cm, estando o profissional com a coluna ereta e o pé no pedal de acionamento.

Recepção e/ou sala de espera

Elas ocupam o mesmo cômodo, a menos que seja uma clínica compartilhada com outros profissionais e haja uma recepção principal.

Para esse espaço, você vai precisar de poltronas ou sofás em que os pacientes possam aguardar atendimento com conforto, uma mesa ou balcão para receber.

O importante aqui é prezar por um cômodo sem impedimentos para as pessoas se locomoverem e lembrar que cada pessoa deve ter um espaço de 1,2m².  Portanto, se a sala de espera for para dez pessoas, ela deverá ter 12m².

Uma boa pedida é também investir em uma TV, revistas, livros, som ambiente ou qualquer outro entretenimento para seu paciente enquanto ele aguarda o atendimento.

Depósito ou despensa

O ideal é optar por móveis planejados ou modulados que se adequem e aproveitem da melhor maneira o espaço. Prateleiras são sempre uma boa pedida nesse caso. Não se esqueça de que depósito também é lugar de organização. Separe os itens de acordo com sua utilidade e deixe os que forem usados com maior frequência em lugares de fácil acesso.

Sala de esterilização

Ela deve ter pelo menos 4,8 m² e deve possuir materiais para descontaminação e lavagem, além da bancada com pia e guichê.

Sanitários

Podem ser pequenos, com área mínima de 1,6 m² pois não precisam de mais que a estrutura básica de qualquer banheiro, mas a organização e o cuidado com a higiene são indispensáveis.

O ideal é ter dois, um masculino e um feminino. Caso não seja possível, instale trancas que avisem quando o sanitário estiver ocupado.

Outra questão imprescindível é o banheiro ser acessível para diferentes necessidades especiais, tanto para deficientes físicos ou visuais, quanto para idosos, gestantes e responsáveis por crianças de colo. Além disso, se possível, é interessante ter um banheiro exclusivo para a equipe de colaboradores.

Decoração

Opte sempre por móveis e acessórios decorativos que não sobrecarreguem o ambiente. Dê preferência às cores claras, que dão a ilusão de mais espaço e deixam ver o cuidado com a limpeza.

Use espelhos para ampliar espaços menores e misture tons de madeira com cores claras para tornar o ambiente mais aconchegante. Atenção também para o tipo de material dos estofados, pois eles devem ser confortáveis e de preferência impermeáveis.

Vale a pena contar com ajuda profissional para montar um consultório odontológico ?

Arquitetos, decoradores e designers de ambiente podem ser uma boa pedida para garantir um ambiente de primeira linha. Eles são ainda mais importantes quando o público está disposto a pagar mais pelos serviços e quando o consultório se localiza em área mais nobres.

Quais são as medidas mínimas para montar um consultório odontológico?

Sabemos que os gastos com cada um desses elementos descritos ao longo do texto podem se tornar maiores do que as possibilidades do profissional e é por isso que criar um plano de negócios do consultório é tão importante. Entretanto, isso não tira a importância de seguir com rigor os requisitos para montar um consultório odontológico adequado.

Pensando nisso, criamos esse tópico para falar sobre medidas mínimas que um consultório pode ter, o que já configura um bom começo para a montagem em si. Assim, você saberá o que deve ser priorizado na hora de mobiliar o seu consultório odontológico, bem como planejar a sua decoração a partir de uma medida exata.

Reunimos aqui medidas de diferentes ambientes que compõem o consultório e que vão dar condições para o seu funcionamento.

Mas antes precisamos falar sobre o conceito de ergonomia. É o estudo da interação entre o homem e o ambiente de trabalho, que rege todas essas condições e atividades desempenhadas nesse tipo de local, incluindo a distribuição dos espaços, instalações e equipamentos.

A instalação ergonômica dos equipamentos propicia condições ideais de ambientação e de integração ao trabalho, influenciando diretamente na qualidade do trabalho oferecido e na produtividade. Por isso é tão essencial para qualquer tipo de estabelecimento.

Veja a seguir medidas mínimas que devem servir de orientação para todos os espaços do consultório!

Se for planejar e decorar a clínica odontológica sozinho, lembre-se de pesquisar um pouco sobre tendências de móveis e decoração para criar um ambiente agradável. Ambientes iluminados, frescos e claros são sempre uma opção simples e profissional.

Seguindo as medidas mínimas para consultórios odontológicos, você consegue ter uma noção melhor de como organizar o seu espaço de trabalho, bem como distribuir os equipamentos.

Agora que você já sabe o que precisa levar em consideração para montar seu consultório, que tal colocar isso tudo em prática?

Aproveite para baixar nosso E-book gratuito “Práticas essenciais para garantir a boa gestão do consultório odontológico” e aprenda algumas dicas infalíveis para gerenciar o seu negócio!


Comentários


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *