Avaliação Dentista Niterói/RJ

Ortodontia: muito além da estética


Ao contrário do que muitos pensam, a ortodontia traz benefícios que vão além da correção estética. Investir no cuidado da saúde bucal proporciona melhoras tanto na auto-estima como também na qualidade de vida dos pacientes.

Dentes desalinhados, por exemplo, dificultam a escovação e podem causar desgastes prematuros, cáries e doenças de gengiva. Também é comum um estresse adicional aos músculos de mastigação, provocando incômodo na hora de comer, dores de cabeça e problemas na musculatura da mandíbula.

A saúde começa pela boca

Além de causar cáries e doenças de gengiva, os dentes desalinhados tornam a mastigação deficiente, dificultando a digestão dos alimentos, podendo causar doenças gástricas como gastrites e úlceras.

A saúde bucal influencia diretamente na saúde geral do corpo e por isso merece a sua atenção. Outros problemas que também podem ser corrigidos ou evitados através da ortodontia são dificuldades respiratórias, de deglutição e de fala.

O cuidado com a saúde bucal se mostra de extrema importância e por isso a necessidade de acompanhamento com um ortodontista a fim de evitar, detectar e tratar possíveis questões.

Corrigindo o mau posicionamento dos dentes

A correção do desalinhamento dos dentes e das arcadas pode ser feita por uma série de tratamentos ortodônticos, que deve ser escolhida considerando cada caso. Esse cuidado irá garantir melhorias não somente na saúde bucal, mas no bem estar geral do paciente uma vez que esses sintomas afetam toda a sua rotina. Com um reposicionamento dentário, a mastigação torna-se mais eficiente, refletindo em uma melhor digestão, além de facilitar a higiene bucal, diminuindo a incidência de cáries e doenças na gengiva.

Leia mais: A importância da Contenção Ortodôntica.

Vale lembrar que existem diversos tratamentos ortodônticos e que cabe aos profissionais da área fazerem uma avaliação individual dos pacientes para indicar a melhor opção.

Aproveite e marque uma consulta com um dos profissionais da Smile.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *