Abrir um consultório odontológico é viável? Por qual preço?

Para ser um dentista completo, é preciso ir além do conhecimento técnico. Cursos de extensão, especialização, aperfeiçoamento, tudo isso é extremamente necessário. No entanto, quando o assunto é abrir um consultório odontológico, é preciso entender um pouco mais como funciona o mundo dos negócios. Um ponto importante é o valor de investimento que precisará ser feito.

Você sabe qual é o preço de um consultório odontológico hoje?

Continue lendo e saiba como funciona o mercado de odontologia para quem quer abrir um consultório!

Conhecendo o mercado de odontologia

Segundo o livro “Perfil Atual e Tendência do Cirurgião-Dentista Brasileiro”, 19% dos dentistas do mundo estão no Brasil. Em números, esse percentual representa mais de 280 mil profissionais espalhados pelas regiões.

Além da remuneração na profissão ter se tornado um atrativo quando havia menos profissionais, o aumento de vagas em universidades também trouxe esse crescimento para a área no país.

Como consequência disso, temos um mercado bastante saturado, porém, ainda aquecido, com uma alta demanda em especialidades como a Ortodontia , Prótese, Implantodontia e Dentística Restauradora.

O profissional que pretende ingressar na carreira de cirurgião dentista abrindo o próprio consultório tem um desafio pela frente, no sentido de enfrentar uma concorrência.

Em contrapartida, há também uma busca maior nos dias de hoje por tratamentos odontológicos, devido a uma preocupação maior da população com a saúde bucal.

Um ponto que precisa ser destacado, também, é a concentração desses profissionais nas capitais, tornando o investimento no interior dos estados mais promissor e com maiores chances de sucesso.

O preço de um consultório odontológico no Brasil

Guardadas as respectivas variações, quanto a local, espaço, bairro, região, etc., a média de investimento que um profissional de odontologia precisa fazer para montar o seu consultório odontológico é de R$50.000,00. Valor esse que inclui diferentes tipos de gastos, os quais também podem variar.

[ecp code=”dentistas-curso-1″]

Veja mais detalhes sobre esse investimento para entender o que está previsto no preço de um consultório odontológico.

  • Imóvel (varia de acordo com a localização e tamanho);
  • Estrutura elétrica e hidráulica;
  • Acessibilidade;
  • Móveis e equipamentos;
  • Decoração da sala de espera;
  • Sala de esterilização;
  • Depósito ou estoque do consultório;
  • Sanitários, etc.

Além desse tipo de gasto para montar o consultório em si, há também o investimento em conhecimento, recursos de gestão e marketing odontológico.

Há, também, outra modalidade possível no mercado, as franquias odontológicas, as quais oferecem outro tipo de segurança para quem não quer começar do zero.

Optando pelo mercado das franquias

As franquias também demandam um investimento inicial, porém, o preço de um consultório odontológico franqueado tende a ser menor. Escolhendo marcas já consagradas, há uma segurança maior em relação ao espaço no mercado, o que traz uma garantia de lucro relativamente calculada.

Dentre as vantagens desse tipo de negócio está a principal que é investir em um modelo de negócio já estabelecido. Esse fato já pode ser suficiente para muitos profissionais optarem pela modalidade.

No entanto, assim como em qualquer ramo, há também os desafios de se manter uma franquia. São eles:

  1. Atendimento e serviços padronizados;
  2. Pagamento de royalties sobre o faturamento; e
  3. Valor estabelecido pela franqueadora.

Como podemos ver, há sempre mais de uma opção para quem quer se inserir no mercado de odontologia, o que faz variar o preço de um consultório odontológico. O mais importante é que o profissional conheça bem o que está fazendo e busque informações sólidas antes de escolher a forma de investimento.

Com essas dicas em mente será mais fácil planejar sua carreira para o sucesso! Ainda tem alguma dúvida? Deixe um comentário!
[ecp code=”dentistas-ebook-1″]

9 comentários

  1. caros investidores vamos começar com a mão de obra. temos que ter no minimo 01 bom cir.dentista clinico o basico.depois uma sala de no minimo 60m (recep. escritorio,banheiro para pac,,uma peq.sala de esterlização a sala onde sera feito os procedimentos) isto é o basicão!!!!!!!!! so a cadeira custa 34mil uma simples, instrumental, material,esterilização, no minimo uma secretaria, moveis MEU DEUS DO CEU e você trabalha sozinho sem auxiliar. aluguel ou sala sua. e efetuar procedimentos simples 400mil por baxo.

  2. Olá, hoje com o mercado iniciando a retomada do aquecimento econômico, o profissional consegue além de um bom valor de aluguel, um valor muito interessante para compra de um consultório completo novo com cadeira com refletor de LED, compressor isento de óleo, rx digital microprocessado, bomba a vácuo, fotopolimerizador de led, ultrasssom com LED e jato de bicarbonato, protetor radiológico, câmara escura e negatoscópio por apenas R$ 26.000,00 com frete cortesia ( valor atualizado e válido até SET/19 ) e ainda consegue parcelar em até 36x com uma taxa bem atrativa. Portanto, nos dias de hoje os valores e condições estão bem acessíveis. Caso alguém tenha interesse neste pacote entrar em contato com a ODONTO PERSONAL e falar com o Sólon.

  3. Gostaria de montar um consultório
    Com 2 cadeiras modernas, porém usadas, onde posso conseguir comprar?

  4. preciso de orçamento para montar uma clínica com 2 cadeiras odontológicas, tenho o espaço para a instalação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *