Curso Perícia Odontologica Curso Pericia Odontologica

Dentista recém-formado: saiba os melhores caminhos para sua carreira


A Odontologia é uma área bastante ampla, que dá oportunidade para o profissional optar entre diversos campos de atuação assim que sai da faculdade. No entanto, a concorrência nesse mercado também tem aumentado e, dessa forma, muitas vezes é difícil saber qual o melhor caminho a seguir após se formar para ter sucesso na carreira.

Embora muitos dentistas sonhem em abrir um consultório próprio assim que tiverem o diploma em mãos, é importante considerar alguns aspectos dessa escolha, pois ela envolve mais do  que conhecimento odontológico. O recém-formado percebe que precisa captar clientes e aumentar seu networking para que mais portas profissionais sejam abertas. Paralelamente a isto, existem possibilidades de especialização e aperfeiçoamento profissional, que também devem ser consideradas.

Conheça a seguir os melhores caminhos para sua carreira e o que cada um deles envolve. Assim você poderá tomar a decisão mais acertada, respeitando o seu contexto de vida e as suas preferências profissionais.

Especializar-se e adquirir novos conhecimentos

Independentemente do caminho que você escolher, o aperfeiçoamento profissional deve sempre fazer parte da sua vida. Com a grande concorrência, o dentista precisa estar à frente em termos de conhecimento para se destacar no mercado. A Odontologia evolui rapidamente, de modo que novas tecnologias surgem com frequência para melhorar o seu trabalho. Portanto, mesmo depois de formado, participe de eventos, congressos e faça diversos cursos de atualização.

Da mesma forma, invista em uma ou mais especializações, pois conhecimentos especializados trazem mais oportunidades em um mercado competitivo. Então, escolha as áreas da Odontologia que você tem mais afinidade e invista em especializações nela. Existem inúmeros cursos disponíveis e com variadas ênfases, como ortodontia e endodontia.

Concursos públicos e carreira acadêmica

Seguir estudando para ter uma carreira diferenciada do que normalmente se busca é uma opção interessante também. Você pode emendar sua graduação com uma bolsa de mestrado e, depois, fazer um doutorado se pretende trabalhar na área acadêmica, com pesquisa e dando aulas.

Outra área que envolve bastante estudo é a de concursos públicos. No entanto, é preciso se dedicar muito até conseguir passar em uma prova para então atuar como dentista em órgãos públicos, como Polícia Militar e Forças Armadas. O retorno financeiro neste caso é muito bom e o dentista ganha estabilidade profissional.

Atuar em consultório

Atuar em consultórios particulares pode ser a melhor opção em termos de retorno financeiro. Contudo, se você for abrir o seu próprio, precisará de muito dinheiro em caixa para montar um bom local e administrá-lo, enquanto ainda não tem tantos clientes. Além disso, terá que investir em marketing e divulgação dos serviços, aumentando os gastos que normalmente não são possíveis para o recém-formado.

Mas ainda que você tenha condições financeiras para abrir seu consultório, é muito difícil captar clientela apenas desse modo. Se você tiver um conhecido já estabelecido na área, uma opção é montar seu consultório em parceria com essa pessoa, de forma que você receberá indicações e assim poderá começar a ter sua própria clientela. Ainda é válido se credenciar a um plano odontológico, com remuneração boa, é claro, para se tornar mais conhecido sem precisar arcar com propaganda. Seu nome estará em diversos catálogos, o que auxilia que potenciais clientes o encontrem.

Outra possibilidade é abrir um consultório com sócios. Porém, para se unir a profissionais competentes, que de fato serão um auxílio para alavancar sua carreira, é necessário que você tenha uma ótima rede de contatos.

Investir em networking e conquistar clientes

Para um dentista recém-formado, duas coisas são essenciais para ele começar a captar seus próprios clientes: um ótimo networking e experiência ampla. Uma rede de contatos profissionais qualificada abre portas para que você monte uma sociedade em início de carreira ou, ainda, seja contratado em um ótimo local assim que sair da universidade. Por isso, é importante que você utilize o tempo de graduação para conhecer pessoas da área – veteranos, professores –, bem como outros profissionais através da participação em eventos e atuação em estágios.

Mas se você se formou e não conseguiu ter um bom networking, ou quer aumentar o que já tem, poderá fazer isso no início de sua carreira. Nesse contexto, é possível investir um período da sua vida para atuar na clínica geral, fazendo de tudo um pouco. As clínicas de grande movimento, que atendem a pessoas por preços bem acessíveis, são uma boa opção para adquirir experiência, conhecer muitas pessoas e divulgar seu trabalho.

Você já decidiu qual caminho seguirá após sua formatura? Inspire-se nessas opções e construa uma carreira de sucesso!


Comentários


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.