A Especialização em Ortodontia do Instituto Smile e a História da Odontologia

A Smile teve início com a proposta de clínica ortodôntica, tratando, assim, milhares de pacientes. Em nosso atencioso cotidiano de cuidados, percebemos a necessidade de protocolar muitos procedimentos – de tratamentos a processos internos – e pusemos mãos também a essa nova obra.

Com o passar do tempo e o reconhecimento obtido no mercado odontológico como um todo, começamos a ser procurados por profissionais que apresentavam deficiências em diversas áreas, especialmente em diagnóstico ortodôntico – uma demanda inesperada mas bem-vinda aos constantes e incansáveis passos de nossa evolução. Entendemos, naquele momento, que as escolas focavam em técnicas ortodônticas em detrimento do ensino de como diagnosticar. Foi quando vislumbramos a primeira lacuna: diagnóstico, e esse seria o cerne da nossa Pós-Graduação em Ortodontia.

Visitar o passado enriquece o presente!

Lá atrás, no século XVIII, o médico francês Pierre Fauchard (considerado um visionário e o pai da Odontologia Moderna) disse que poderia “mover” os dentes. Para isso, sugeriu que o primeiro passo seria realizar o exame da boca e da oclusão do paciente – portanto a avaliação para o diagnóstico – e, depois, caso necessário, usaria um dos muitos tratamentos que propôs para endireitar dentes irregulares.1 Convenhamos que, tratando-se de métodos pouco ortodoxos, não deve ter sido sem assombro que as pessoas de seu tempo receberam suas recomendações.

A história da Ortodontia, oriunda da Odontologia, é rica e digna de muitas notas, mas começamos por esse ponto para demonstrar o quanto o diagnóstico é, e sempre foi, indispensável. Há rotas que mudam, há tecnologias que facilitam, há preceitos que evoluem, mas há fundamentos essenciais: compreender o que se observa é um deles.

A título de lembrança, precisamos comentar que dois capítulos do livro de Fauchard, The Surgeon Dentist or a Treatise on the Teeth [mais conhecido em português como “Tratado dos dentes para os cirurgiões-dentistas“], serviram de base para o que vem a ser a Ortodontia atual.

Nós, do Instituto Smile, construímos nossa história com base na evolução, transformando-nos sempre para que atendimento e ensino sejam atualizados e criteriosamente pensados na Pós-modernidade. Muitas vezes abrimos mão de vias retas para adentrar terrenos em que o restante do mercado não ousava pisar.

Embora nosso foco seja em diagnóstico e apresentemos uma carga horária de treinamento diferenciada, nossa Especialização em Ortodontia proporciona que teoria e prática caminhem lado a lado, pois, enquanto uma é ensinada, a outra é intensamente executada com a orientação e a supervisão dos mais competentes profissionais.

O diferencial para o seu futuro!

As aulas de nosso Curso de Ortodontia são presenciais, com metodologia ativa de problematização, e tem como objetivo aplicar o conhecimento teórico nos casos clínicos em atendimentos a pacientes para sedimentação do aprendizado. Praticamos também diversas atividades laboratoriais, inclusive de simulação de tratamento de problemas oclusais em Typodonts e outros manequins, além daquelas específicas de instalação de aparelhos ortodônticos

Por meio da metodologia four hands, pretendemos que cada aluno acompanhe o maior número de casos possível durante a especialização – nesse formato, duplas de alunos dividem o tratamento de até 7 pacientes.

O conteúdo de nossa Pós-graduação em Ortodontia começa em torno daquilo que guia todo o tratamento: o diagnóstico ortodôntico. Abordamos pontos de relevância como análise facial e crescimento crânio-facial, classificação de anomalias, oclusões normais e maloclusões, desenvolvimento da dentição bem como análises morfológicas da face e de modelos e telerradiografia.

Em seguida, ensinamos o planejamento: com metodização, estudo de face versus oclusão versus estética do sorriso e set-ups digitais. Na terceira fase, a ortodontia corretiva, o aluno aprende as etapas do tratamento ortodôntico, a importância do diagrama, os fundamentos básicos de Edgewise, a mecânica Straight-wire nas prescrições Capelozza, o trabalho com fios ortodônticos, os sistemas de ancoragem convencional e intra e extra-alveolares, o uso de bráquetes autoligados com parafusos extra-alveolares, Ortodontia Digital, alinhadores, disjuntores híbridos e Marpe.

Em um quarto momento, nossa Pós-graduação em Ortodontia aborda a prevenção, analisando a face de crianças com a classificação de suas anomalias dentofaciais, estudando a teoria e a utilização das extrações seriadas, os procedimentos preventivos e interceptativos, a cronologia da erupção (estágio de Nolla), os aspectos das dentições decídua e mista, a teoria e a indicação de aparelho 4×2 bem como de aparelhos ortopédicos mecânicos e funcionais.

Seguindo esta sequência, na clínica ortodôntica, executamos o planejamento de casos clínicos utilizando exames de primeira importância e complementares (fichas e modelos ortodônticos) e recursos digitais como fotografias, scanner intraoral iTero, softwares e impressora 3D. Realizamos também a aplicação clínica de diversos aparelhos (ortopédicos, ortodônticos convencionais e autoligados, alinhadores estéticos e ancoragens esqueléticas extra, intra-alveolares e com fins ortopédicos).

Por fim, fazemos o acompanhamento clínico através do atendimento a pacientes e da avaliação periódica dos planejamentos, com a análise da evolução dos casos até a sua conclusão.

Nossa Especialização em Ortodontia fornece também um acervo de material didático, com apostilas, e-books, documentos, artigos e publicações digitais, além de disponibilizar aulas gravadas a fim de reforçar o aprendizado de modo singular. O Curso de Ortodontia do Instituto Smile é absolutamente completo e único, pensado tanto para alunos experientes quanto para novatos, embasando-os com as técnicas convencionais enquanto também os insere no mundo digital, implementando de modo consistente um eixo seguro para a prática clínica eficaz, a autonomia, a segurança e a rapidez nos tratamentos.

O que você está esperando? Venha conosco nesta jornada, matricule-se já!


Referências
  1. PHILIPPE, Julien. “Pierre Fauchard the ‘inventor’ of orthodontics”. Journal of Dentofacial Anomalies and Orthodontics, v. 14, n. 1, art. 104, Março, 2011. Disponível em: https://www.jdao-journal.org/articles/odfen/pdf/2011/01/odfen2011141p104.pdf. Acesso em: 5 jan. 2024. ↩︎

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *