Ortodontia além dos braquetes Ortodontia além dos braquetes

Toxina botulínica e preenchimentos oromandibulares na Smile Cursos


toxina botulinica e preenchimentos oromandibulares

A toxina botulínica é uma neurotoxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum que pode ser utilizada para o tratamento de diversas condições clínicas e estéticas. Atua diretamente nos músculos, inibindo o neurotransmissor acetilcolina que leva os estímulos elétricos do cérebro aos músculos. Com isso, a capacidade de contração dos músculos é comprometida.

Desde setembro de 2011 o Conselho Federal de Odontologia (CFO) regulamentou a administração da toxina por dentistas. Ela é recomendada para o tratamento de bruxismo, assimetria facial, sorriso gengival, controle de sialorreias (excesso de salivação), dores de cabeça de origem odontológica, entre outros. Nos tratamentos estéticos, é conhecida pela capacidade de atenuar linhas de expressão e pontos de flacidez no rosto.

Leia mais em “Conselho Federal de Odontologia aprova o uso de toxina botulínica para tratamentos estéticos”

O ácido hialurônico é uma substância produzida naturalmente pelo corpo, e importante na manutenção da hidratação e elasticidade da pele. Conforme envelhecemos, o organismo reduz a produção de ácido hialurônico e perde a capacidade de reposição dessa substância. Com isso, as fibras de colágeno presentes na pele se desgastam e ela se desidrata, podendo ocasionar flacidez e perda de volume visíveis, especialmente no rosto.

O ácido hialurônico vem sendo utilizado na odontologia como uma opção de tratamento minimamente invasivo para estimular a produção de colágeno e atenuar desequilíbrios na mandíbula ou nos lábios, perda de volume e preenchimentos faciais associados a razões funcionais ou estéticas.

Diferente da toxina botulínica, utilizada para  desacelerar a ação dos músculos na região facial, o ácido hialurônico é usado com fins de preenchimento de pele e volume, os preenchimentos oromandibulares.

Indicações de Toxina Botulínica

Além dos conhecidos benefícios estéticos, como a diminuição de rugas de expressão, a toxina botulínica é indicada para vários casos odontológicos. Veja alguns tratamentos em que a substância tem sido muito eficaz:

Implantodontia: a toxina faz com que a musculatura da mastigação fique mais relaxada e facilita o processo de integração dos implantes ao osso subjacente, aumentando a chance do tratamento ser bem-sucedido.

Sorriso assimétrico: nos casos em que um lado dos lábios é mais elevado do que o outro, a aplicação da toxina botulínica faz com que a musculatura de um dos lados relaxe e o sorriso fique mais atraente.

Sorriso gengival: a toxina botulínica faz com que pouco a pouco os lábios se afastem menos na hora de sorrir e o excesso de gengiva deixe de ser exposto.

Dor de cabeça crônica: quando as dores são causadas pela musculatura da mastigação ou por distúrbios na articulação temporomandibular, a toxina botulínica injetada no local permite que a região relaxe e a dor de cabeça seja aliviada.

Bruxismo: caracterizado pelo ranger involuntário dos dentes, o bruxismo pode ser aliviado com a aplicação de toxina botulínica na musculatura da face para dar fim às contrações indesejadas.

Assimetria de face: se o músculo da bochecha, o masseter, de um lado do rosto é maior do que do outro, a toxina ajuda a relaxar as fibras musculares e restaurar o equilíbrio à face.

Sialorreia: quando a toxina é aplicada diretamente nas glândulas salivares, ela reduz a liberação e a produção de saliva excessiva.

Curso Master em Toxina botulínica e Preenchimentos Oromandibulares

Estar sempre atualizado quanto às novas técnicas e procedimentos disponíveis no mercado é um dos principais diferenciais que os cirurgiões-dentista podem buscar para se destacarem em meio a concorrência e diversificarem sua prática e áreas de atuação. 

Pensando nisso, uma boa capacitação a se obter é o curso Master em Toxina Botulínica e Preenchimentos Oromandibulares da Smile

O curso visa capacitar o cirurgião-dentista para aplicação clínica e terapêutica da toxina botulínica e preenchimentos com ácido hialurônico. Proporcionar conhecimento científico e clínico para um tratamento mais completo e multidisciplinar.

Com aulas teóricas, laboratoriais e práticas, aborda temas como:

  • Anatomia e estudo facial
  • Dinâmica Muscular da Face
  • Eletrofisiologia e fisiologia da contração muscular.
  • Consentimento informado e orientações pós-tratamento
  • Entendimento dos produtos
  • Complicações e correções
  • Toxina Botulínica tipa A
  • Toxina Botulínica Funcional
  • Estética da Face com Toxina Botulínica
  • Preenchimentos Faciais
  • Microagulhamento
  • Lipo Enzimática de Papada

Amplie as possibilidades de atuação do seu consultório. Capacite-se em procedimentos com toxina botulínica e preenchimentos oromandibulares. 


Comentários


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *