Ortodontia além dos braquetes Ortodontia além dos braquetes

Colagem indireta virtual na sua rotina clínica


colagem indireta virtual

A ortodontia digital vem auxiliando muito a rotina clínica dos ortodontista. A colagem indireta virtual, é mais uma das vertentes dessa tecnologia que veio para transformar os tratamentos ortodônticos.

Assista ao vídeo para saber mais sobre colagem indireta virtual


LEIA MAIS: Biomecânica dos alinhadores

Previsibilidade dos movimentos com os alinhadores

Imersão em Ortodontia Digital: autonomia no seu consultório


Vamos listar quatro vantagens da colagem indireta virtual:

1 – Maior conforto para o paciente e para o profissional no ato da colagem;

2 – Bráquetes bem posicionados, na posição exata para que se consiga colocar a força de maneira adequada para a direção do movimento que se deseja. Na colagem indireta virtual, devido a interface dos programas, é possível ter uma excelente acurácia, tanto na manipulação das angulações dos dentes posteriores, com bráquetes na melhor angulação possível para a posição final, aumentando a sua eficiência na terapia, na mecânica, e a sua previsibilidade;

3 – Tendência de redução no tempo de tratamento a partir de uma colocação de bráquete bastante individualizada;

4 – Maior valor percebido pelo cliente. Quando você mostra para o cliente que vai fazer um tratamento com aparelho fixo, mas que vai colar os bráquetes de maneira virtual e vai mostrando as imagens, e cola o bráquete precisamente para o movimento, o paciente entende como diferente, e isso, evidentemente valoriza as suas ações. Os pacientes viram agentes para trazer outros pacientes, pois têm um valor percebido diferenciado com as novas ferramentas e com a alta tecnologia.

Independente ou terceirizada

Existem basicamente duas maneiras para você trabalhar com a colagem indireta virtual: de maneira independente ou terceirizando esse processo.

Para você trabalhar de maneira independente com a colagem indireta virtual, você  vai precisar adquirir a licença de um programa. A maioria dos softwares são pagos, cobram uma licença, anuidade ou mensalidade, e você poderá trabalhar em qualquer caso, gerando a sua colagem indireta virtual de maneira independente.

Vamos listar aqui alguns, entre os vários que existem no mercado:

  • Orthoanalyzer
  • Elemetrix
  • Nemo Cast
  • Blue Sky Plan – software aberto, que só cobra a exportação do arquivo porém apresenta catálogo incompatível com bráquetes vendidos no Brasil.

Ao escolher o programa que você vai utilizar, deve estar atento ao catálogo de bráquetes que o software oferece. Escolha um que ofereça o tipo de bráquete que você gosta de utilizar, para que você possa colar esses bráquetes virtualmente e depois transpor para a placa de acetato ou seu guia. O software Blue Sky Plan, por exemplo, não tem um catálogo de bráquetes adequados para o mercado brasileiro.

Também é importante atenção no produto final que o software oferece. Na maioria dos programas, será o modelo prototipado com os bráquetes. No orthoanalyzer, você tem a possibilidade do modelo prototipado ou o guia de colagem, e poderá imprimir diretamente o seu guia.

Já para trabalhar de maneira terceirizada, você precisará contratar os serviços de um laboratório que oferece a colagem indireta virtual.

Aqui, como exemplo, vamos citar a  laboratório da Kika. Você envia o seu caso para o laboratório, através do site, prescreve como a  colagem deve ser feita. O laboratório Kika retorna demonstrando o rwal8zado, você dá o seu “Ok” e ela envia para o seu consultório um guia para você fazer a colagem dos acessórios.

Curso de Imersão em Alinhadores Ortodônticos e Ortodontia Digital

No nosso curso de Imersão em Alinhadores Ortodônticos e Ortodontia Digital, nós  apresentamos todos os benefícios e vantagens da colagem indireta virtual. Demonstramos como fazer de forma independente ou terceirizada, para que você possa identificar qual dos caminhos é o que mais se adapta a realidade do seu consultório, dos seus pacientes e da sua rotina clínica.

Em apenas dois dias você estará apto a aplicar todo essa tecnologia na sua rotina clínica. Faça parte da rede de ortodontistas que já estão se destacando entre os concorrentes, insira a Ortodontia Digital no seu consultório.

Para mais informações, clique aqui.



Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *