Curso de Imersão em Ortodontia Digital Curso de Imerso em Ortodontia Digital

Previsibilidade dos movimentos com os alinhadores


Previsibilidade dos movimentos com os alinhadores

Utilizando como base diversos artigos científicos, de previsibilidade dos movimentos com os alinhadores sozinhos ou com recursos auxiliares, e também com nossa experiência clínica, elencamos alguns movimentos que são mais e menos previsíveis com os alinhadores.

Assista ao vídeo para saber mais sobre a previsibilidade dos movimentos com os alinhadores


LEIA MAIS: Por que trabalhar com alinhadores?

Empresas de alinhadores: escolha a mais compatível com o seu consultório

Imersão em Ortodontia Digital: autonomia no seu consultório


Movimentos mais previsíveis:

  • Expansão: movimento previsível com os alinhadores dentro de uma quantidade razoável.
  • Distalização: principalmente dos dentes posteriores, adequando a quantidade que era planejada. Consegue empurrar distalmente de maneira adequada.
  • Intrusão: o alinhador recobre o dente sendo favorável para intrusão.
  • Angulação: os alinhadores, utilizando attachments adequados, tem boa previsão para a angulação.
  • Torque posterior: é bem previsível, seria uma expansão, mas com um determinado controle, você usando attachments apropriados consegue se ter um bom controle de torque na região posterior.

Movimentos de menor previsibilidade com os alinhadores:

  • Extrusão: principalmente nos dentes anteriores como nos laterais superiores.
  • Rotação: principalmente de caninos inferiores, que é muito cônico.
  • Torque anterior: também é um movimento menos previsível. Determinadas empresas colocam recursos intrínsecos na placa para tentar facilitar esse movimento.

Casos ideais para quem está iniciando com os alinhadores

Para começar a trabalhar com os alinhadores, deve-se entender que o design do alinhador sendo diferente do aparelho convencional fixo, este fator irá interferir tambem na maneira em que exercemos os movimentos. Sendo assim determinamos quais movimentos são mais e menos previsíveis e determinamos algumas indicações.

A indicação “padrão ouro”, seria para casos em que é necessário alinhar e nivelar somente e com apinhamento não muito severo, que nao exijam correções de rotações exageradas e com relação interarcos boa.
É importante, não só analisar a falta de espaço, mas a característica do movimento que você vai precisar empregar em cada dente, se é só um movimento vestibulolingual, se é um movimento que você vai ter muita rotação envolvida. Tudo isto pode se tornar a resolução mais fácil ou mais difícil.

As expansões, principalmente em pequenas quantidades, leves, são bem previsíveis. Casos bem legais para você começar. Fazer uma expansão leve, ganhar um espaço, ajustar um apinhamento que é leve, sem muita rotação envolvida.

Leia mais em “Curso de Imersão em Ortodontia Digital e o Credenciamento em empresas de alinhadores”

Quer estar preparado para começar a utilizar os alinhadores em seu consultório? Então garanta sua vaga no Curso de Imersão em Alinhadores Ortodônticos e Ortodontia Digital. Em apenas 2 dias você estará apto a empregar toda essa tecnologia.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *