Ancoragem esquelética: tema importante no curso de especialização em Ortodontia


ancoragem esquelética

Ancoragem esquelética são mini-implantes, miniparafusos ou miniplacas que são colocadas entre as raízes, em posições mais altas, ou em paralelo às raízes. São um ponto de apoio esquelético, um ponto fixo e imóvel dentro da cavidade bucal. Sua função é auxiliar a movimentação ortodôntica para que se consiga fazer o movimento desejado com precisão.

Assista ao vídeo abaixo para saber mais sobre ancoragem esquelética


LEIA MAIS Especialização em ortodontia para alavancar a sua carreira

Especialização em Ortodontia Smile: filosofia Capelozza

Especialização em Ortodontia Smile: aparelho autoligado e parafusos extra-alveolares


A utilização da ancoragem esquelética é um grande avanço na ortodontia, visto que facilitou e agilizou os tratamentos ortodônticos. Casos que eram impossíveis de serem tratados só com a ortodontia, atualmente são viáveis graças ao auxílio dessa técnica, que possibilita fazer manejos de crescimento, ou seja, movimentos ortopédicos e movimentos ortodônticos  sem efeitos colaterais durante a mecânica, o que gera uma grande otimização do tratamento por parte do profissional que domina essa técnica.

Leia mais em “10 motivos para cursar sua Especialização em Ortodontia na Smile Cursos”

As principais vantagens na utilização da ancoragem esquelética nos tratamentos ortodôntico são a redução no tempo do tratamento, a eficácia da mecânica empregada e a possibilidade de movimentações dentárias de maior complexidade. Já nas movimentações ortopédicas, possibilitam a melhora de discrepâncias anteroposteriores, auxiliam junto aos aparelhos ortopédicos específicos, a manusear a parte ortopédica sem muitos efeitos colaterais dentários, pois o parafuso apoiado na parte óssea minimiza muito esses efeitos dentários, dando novas perspectivas para os tratamentos ortopédicos.

Ancoragem esquelética na especialização Smile

ancoragem esqueletica

Mas qual a importância do tema ancoragem esquelética em um curso de especialização em ortodontia? E como esse conteúdo deve ser ministrado?

Especialização em Ortodontia da Smile Cursos tem a preocupação de abordar esse tema com seu aluno no momento em que ele já estiver apto para compreender a técnica, e percebê-la como mais uma possibilidade para ampliar as suas ações, tanto na área de ortodontia como também nas ações ortopédicas. Primeiro o aluno deve ter uma boa visão de diagnóstico, para que então possa entender onde pode aplicar a ancoragem esquelética para movimentações dentárias e quando aplicar para as ações ortopédicas.

Leia mais em: Como funciona a Especialização em Ortodontia na Smile Cursos

O curso segue a seguinte sequência: diagnóstico, ancoragem esquelética para movimentações dentárias tradicionais e mais complexas de grande amplitude e ações ortopédicas com miniparafusos tanto no sentido transversal quanto na diminuição de discrepâncias esqueléticas no sentido anteroposterior.

A partir dessa sequência, aborda esses conhecimentos em três naturezas: teórica, com um grande embasamento científico, com um escopo selecionado de artigos, garantindo uma excelente fundamentação científica para o aluno. Num segundo momento, um trabalho laboratorial, com os diversos kits e a instalação em modelos específicos para ser treinado no laboratório, e depois a aplicação clínica, não só na instalação de peças, mas também na avaliação de resultados que já se tem na clínica de pacientes, que já estão passando por essa terapia, não só ortodôntica, como também ortopédica.

ancoragem esqueletica

Leia mais em: Quanto tempo demora para trabalhar com ortodontia cursando a especialização na Smile?

Estude com que é referência

Portanto, ancoragem esquelética é um tema de extrema importância e deve ser abordado na época adequada dentro de um cronograma de um curso de especialização. Com a expertise da Smile Cursos, que há décadas trabalha com mini-implantes para ações ortodônticas de pequenas e grandes complexidades, e agora também atua com mini-implantes em ações ortopédicas, e já obtém ótimos resultados, você terá a melhor formação e no momento certo.

São essas novas técnicas que diferenciam os profissionais atualmente. Ortodontistas que dominam e conhecem os benefícios da ancoragem esquelética nos tratamentos ortodônticos e ortopédicos tendem a expandir seus atendimentos e se destacar no mercado.

Leia mais em “Investir em especialização em ortodontia pode trazer retorno financeiro?”

Se você está interessado na área da ortodontia, precisa estar atento às novas tecnologias. Ao escolher um curso de especialização, certifique-se que o conteúdo e a metodologia empregada garantirão a você segurança e autonomia no seu dia a dia como profissional.

Conheça a Smile Cursos. São centenas de profissionais formados que vem se destacando no mercado pelo atendimento diferenciado. Para mais informações acesse Curso de Especialização em Ortodontia no RJ.

Dr. Marcelo Calvo - Ortodontista

Especialista e Mestre em Ortodontia – UNICID-SP
Doutorando HRAC/USP
Residência em Ortodontia Avançada – Yonsei University/Coréia do Sul

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *