Impressão 3D: o terceiro processo da ortodontia digital

Após o escaneamento intraoral, primeiro processo da ortodontia digital, o ortodontista passa a trabalhar com os softwares, segundo processo, que possibilitam a visualização das imagens, do arquivo em STL e toda a simulação e construção dos possíveis tratamentos do paciente. Finalizado esses dois processos, passamos para o terceiro e último, a impressão 3D do modelo que foi confeccionado digitalmente.

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre impressão 3D


LEIA MAIS: Ortodontia digital: um diferencial para os profissionais

Escaneamento intraoral: entenda os benefícios da técnica

Planejamento ortodôntico virtual através de softwares


O processo de impressão é a estrutura física de toda a construção que foi feita no computador através dos softwares. Com esse modelo físico é possível construir vários tipos de aparelhos, como os alinhadores ortodônticos estéticos, os aparelhos ortopédicos, os aparelhos funcionais, entre inúmeros modelos e para diversas indicações. Permite também imprimir vários tipos de guias: para instalação de mini-implante, para colagem indireta dos bráquetes; para cirurgia ortognática, dentre outras.

Leia mais em  “Impressão 3D na ortodontia: entenda os benefícios desta tecnologia”

Sendo assim, a impressão 3D é a transformação de todo o processo trabalhado digitalmente em uma estrutura física, que vai ser usada para elaboração dos procedimentos e materiais necessários para a realização do tratamento escolhido pelo profissional e levado ao paciente.

Investimento para utilização da técnica de impressão 3D

impressão 3D

Para a inserção da técnica de impressão dentro do consultório, o dentista não precisa fazer um alto investimento na compra de uma impressora, pois esse serviço pode ser terceirizado. Existem laboratórios de próteses e radiológicas que fornecem o serviço de impressão e garantem a possibilidade de se trabalhar com a ortodontia digital e fazer o print final. Atualmente o valor das impressoras está diminuindo, e essa é a tendência, que se tornem cada vez mais acessíveis e mais baratas. 

Leia mais em “Modelos digitais na ortodontia: entenda como são utilizados!”

Escaneamento, softwares e impressão 3D

O terceiro processo completa o fluxo de trabalho da ortodontia digital. Escaneamento intraoral, para obtenção dos moldes digitais, softwares, para o planejamento virtual ortodôntico e impressão 3D, para materialização dos modelos.

A ortodontia digital traz para o profissional ferramentas que dão muito mais possibilidades no diagnóstico, muito mais alternativas para experimentar os possíveis tratamentos, permite avaliar como vai se portar cada movimento planejado, identificar se existe uma melhor maneira de tratar cada paciente, simular diversas situações e só depois levar a melhor opção, a decisão final, até a boca do cliente.

Leia mais em “Novidades na odontologia: fique por dentro das últimas tendências’

Todos esses benefícios valorizam muito o trabalho do profissional, pois aumentam a precisão e eficiência do tratamento. Agregam valor ao serviço prestado. Por um custo viável, facilmente embutido no valor passado para o paciente, devido a qualidade empregada no trabalho e pelo nível de diferenciação dentro do consultório, a ortodontia digital une o conhecimento técnico com as vantagens que a tecnologia proporciona, e com isso, é bem provável que sua margem de lucro aumente consideravelmente. 

Não há dúvida que a ortodontia digital é o grande diferencial nos dias de hoje. Cabe ao profissional se atualizar e se dedicar. Buscando cursos, treinamentos e aprendizados nessa direção, para que consiga colocar em prática todo esse universo dentro do seu consultório.

A impressão 3D é um dos processos que torna viável a confecção dos alinhadores ortodônticos estéticos. Aparelhos praticamente imperceptíveis que estão revolucionando os tratamentos ortodônticos. Se você tem interesse em começar a usar essa técnica, acesse nossa Central de Aparelhos Estéticos para mais informações.

 

6 comentários

  1. Dr. Marcelo, gostaria de saber qual impressora usar para confecção dos modelos, seria só de resina ou filamento de boa qualidade atenderia bem? Qual o custo do modelo final? Tenho impressora Fhash Forge 3D Printer.
    Tenho clinica de radiologia em Juiz de fora, gostaria de saber mais a fundo desse assunto, esta tendo algum curso ministrado por vc e equipe?

  2. Gostaria de saber mais sobre ortodontia digita, gostei muito sobre o que li, preciso saber mais informações.

  3. Boa tarde
    Dr. Marcelo gostaria de saber sobre a impressão Digital, tenho laboratório de orto no Rio de Janeiro.
    Quais os custos
    Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *