Planejamento ortodôntico virtual através de softwares


planejamento ortodôntico virtual

O segundo processo dentro da ortodontia digital, após o escaneamento intraoral, é o planejamento ortodôntico virtual através de softwares. Os programas permitem aos profissionais visualizar as imagens escaneadas de forma tridimensional, aumentá-las, girá-las, analisar o contato interoclusal, avaliar overjet, overbite, largura de arco, quantidade de apinhamento, rotação dos dentes, entre tantas outras.

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre planejamento ortodôntico virtual através de softwares


LEIA MAIS: Novidades na odontologia: fique por dentro das últimas tendências

Modelos digitais na ortodontia: entenda como são utilizados!

Conheça os dois novos scanners da Aling Technology: iTero Element 2 e iTero Element Flex


Dentro dos softwares, o profissional conta com todas as análises necessárias para fazer um planejamento preciso e eficaz para o paciente. Dessa forma, tem a possibilidade de montar um material completo para demonstrar seus principais problemas. Consegue verificar se há necessidade de alguma extração de dente para determinado tratamento, analisar a oclusão final do paciente, e principalmente demonstrar o resultado final do procedimento antes mesmo do seu início.

Para o tratamento com aparelho fixo, o planejamento virtual permite definir o posicionamento dos bráquetes. Já para o tratamento com os alinhadores estéticos, é um processo imprescindível para a confecção das placas.

Investimento para o planejamento ortodôntico virtual

planejamento ortodôntico virtual
Escaneamento e planejamento ortodôntico virtual

Os softwares para planejamento virtual são excelentes ferramentas para definir o tratamento do paciente e auxiliá-lo a entender as modificações dentárias propostas. Mas alguns profissionais ainda não aderiram a essa tecnologia, pois acreditam que será necessário um alto investimento para adquirir um bom programa odontológico.

Existem bons softwares pagos, por valores acessíveis, que possibilitam muitas projeções e simulações da arcada dentária digital dos pacientes, porém também existem bons softwares gratuitos, que podem não oferecer recursos tão rebuscados, mas que proporcionam uma ótima experiência para dentistas e pacientes dentro do consultório. Além dos programas liberados para uso, que só cobram uma taxa no momento que o profissional irá exportar o arquivo.

Leia mais em  “Impressão 3D na ortodontia: entenda os benefícios desta tecnologia”

A utilização da técnica de planejamento ortodôntico virtual através de softwares promove um diferencial tão grande no serviço prestado pelo dentista, que o custo com as ferramentas pode ser tranquilamente colocado no valor do tratamento para o paciente. Visto que é uma técnica que apresenta sofisticação e modernidade dentro dos consultórios.

Não há dúvidas que essa técnica oferece segurança aos dentistas para planejar os tratamentos e confiança aos pacientes, que podem visualizar os objetivos e resultados de forma prática e fácil de compreender.

Interesse do profissional em planejamento ortodôntico virtual

Cabe ao profissional que está interessado em utilizar essa tecnologia, pesquisar, fazer cursos e identificar os principais softwares disponíveis dentro da sua área de atuação. Quais programas gratuitos podem ser interessantes, entre os pagos, qual oferece os recursos necessários para o seu dia a dia no consultório, e se é possível viabilizar esse custo no valor dos tratamentos.

O dentista precisa estar motivado para aprender nessa direção e trabalhar com todas as possibilidades que os softwares podem trazer para o seu consultório em termos de diferenciação na técnica que já emprega e para a possibilidade de novas técnicas.

Leia mais em “Scanners intraorais: conheça as opções que existem no mercado”

A possibilidade de visualização, demonstração e simulação de tratamentos é uma ótima oportunidade de venda para o seu cliente. Um exemplo disso, são os alinhadores ortodônticos estéticos. Aparelhos praticamente invisíveis que são confeccionados através da técnica de planejamento virtual.  Se você tem interesse em conhecer mais sobre eles, acesse a nossa Central de Aparelhos Estéticos e obter mais informações.

Especialista e Mestre em Ortodontia – UNICID-SP
Doutorando HRAC/USP
Residência em Ortodontia Avançada – Yonsei University/Coréia do Sul

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *