Curso Perícia Odontologica Curso Pericia Odontologica

Lentes de contato dental: desvantagens do tratamento inadequado


Lentes de contato dental

Nos últimos anos, tem aumentado a procura pelo tratamento com lentes de contato dental. Apesar da recente popularização, esse procedimento nem sempre é o mais indicado para o paciente que vai ao consultório em busca de mudanças estéticas no seu sorriso.

Muitas vezes, grande parte das pessoas que procuram pelo tratamento com lentes dentais não conhece muitas das alternativas disponíveis hoje em dia e que, dependendo do caso, podem ser uma opção melhor para alcançar os resultados pretendidos.

Por isso, vale ressaltar que, apesar de ser muito popular, o tratamento com lentes de contato dentais pode apresentar algumas desvantagens, inclusive quando comparado a técnicas semelhantes, como facetas em porcelana ou fragmentos cerâmicos.

Quando o uso de lentes de contato dental traz desvantagens para o paciente

Para um tratamento bem sucedido, as lentes dentais não podem ser utilizadas em qualquer situação. Em uma série de casos, seu uso pode não trazer um resultado satisfatório ao paciente e, inclusive, comprometer a harmonia do sorriso.

Sendo assim, é importante conhecer em que casos o tratamento com lentes de contato dental não deve ser indicado:

Procedimentos que exigem cores muito claras

Para grande parte dos pacientes que utilizam lentes, a cor dos dentes é o aspecto mais importante. Somado a isso, vale destacar que existe uma forte tendência em se utilizar tons brancos mais fortes, geralmente muito mais claros que a cor natural dos dentes.

Nesse contexto, as lentes dentais não são a melhor alternativa de tratamento. Isso porque o procedimento só oferece bons resultados quando aplicado em dentes que já possuem uma tonalidade relativamente clara e com poucas necessidades de correção. Caso contrário, a tentativa de atribuir uma cor excessivamente clara aos dentes pode resultar em um sorriso sem harmonia e naturalidade.

Clareamento de dentes escurecidos ou manchados

Dentes escurecidos por traumas ou tratamento de canal ou sorrisos manchados pelo uso frequente de antibióticos também não são os casos mais indicados para o tratamento de lentes de contato dentais.

Na verdade, dependendo da intensidade, pode ser impossível corrigir essa alteração de tonalidade por meio dessa técnica.

Transformações radicais

Outro erro comum é a indicação de lentes para corrigir e transformar dentes muito tortos e desalinhados. Ao contrário de outros procedimentos, para que o tratamento com lente de contato dental seja bem sucedido, é preciso que os dentes do paciente estejam razoavelmente alinhados e sem muitas restaurações dentárias.

Também existem opções para satisfazer os que desejam alinhar seus dentes sem deixar de lado a estética. Os alinhadores estéticos, como o invisalign, possibilitam um tratamento ortodôntico muito mais confortável visualmente para os pacientes.

Saiba mais sobre o Invisalign aqui

Se por um lado esses casos mostram como a indicação de lentes dentais nem sempre é a melhor opção para o paciente, existem situações específicas que funcionam muito bem exclusivamente com essa técnica:

Fechamento de espaços e correções leves

Se as lentes de contato dental não são ideais para correções radicais, elas são perfeitas para o fechamento de espaços vazios (diastemas) e para leves correções de forma, bordas e comprimento, tanto de forma isolada quanto na harmonização de diversos dentes ao mesmo tempo.

Alterações de volume

Em muitos casos, um único dente posicionado mais internamente pode comprometer a harmonia de todo o sorriso. Em situações como essa, o tratamento com lentes dentais é o mais indicado para realizar essa correção, aumentando o volume desse dente unitário e deixando o conjunto mais harmonioso.

Pequenas alterações de cor

Se o paciente deseja realizar correções suaves na tonalidade dos seus dentes, a utilização de lentes é a melhor opção. Quando combinado com clareamento, o tratamento costuma entregar excelentes resultados.

Como comentamos, cada caso tem suas particularidades e existem diversas alternativas ao uso das lentes e que podem ser mais eficazes para alcançar os resultados esperados pelo paciente.

Lentes de contato dental

É comum que muitas pessoas busquem o procedimento que está na moda, mas cabe ao profissional informá-las sobre as opções de tratamento e como o uso de lentes de contato dentais em casos sem a indicação correta pode trazer resultados altamente insatisfatórios.

Clareamento a laser em consultório, limpeza e profilaxia, além de facetas e coroas em porcelana são algumas das alternativas que podem ser apresentadas ao paciente. Para isso, é importante conhecer melhor cada uma dessas técnicas e optar sempre por aquela que seja a mais indicada para cada caso.

Ficou interessado? A Smile oferece diversos cursos para profissionais da área, incluindo opções voltadas à estética. Confira!


Comentários


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.