Curso Perícia Odontologica Curso Pericia Odontologica

Tomografia cone beam na ortodontia: quais são as vantagens?


Tomografia cone beam na ortodontia: quais as vantagens?

A tomografia cone beam ou, em português, tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC), é uma das criações recentes mais importantes para a área da Odontologia. Diferentemente das tradicionais periapical e panorâmica, que fornecem uma imagem em duas dimensões em uma chapa, na cone beam os raios X atravessam o corpo do paciente e projetam imagens em 3D diretamente na tela de um computador.

Essa projeção tridimensional oferece muito mais ferramentas ao profissional e proporciona uma avaliação mais assertiva do tratamento a ser seguido. Por esse motivo, a utilização da tomografia cone beam vem aumentando nos últimos anos, cobrindo as limitações inerentes às imagens em 2D, como a necessidade da sobreposição de imagens, e fornecendo informações mais completas e detalhadas sobre a estrutura dentomaxilofacial do paciente.

Quais as aplicações da tomografia cone beam na Ortodontia?

A TCFC pode ser utilizada em diversos ramos da Odontologia, sendo especialmente importante para a Ortodontia, Cirurgia buco maxilo facial e para a Implantodontia.

Existem diversos casos clínicos em que que a tomografia cone beam pode ser utilizada para fornecer uma análise mais segura, precisa e adequada. Uma das suas principais aplicações se dá na avaliação de estruturas dentárias, como reabsorções radiculares, suporte periodontal, dentes retidos e anquilosados, ausências congênitas de dentes, discrepâncias esqueléticas, síndromes, anomalias, traumas, entre outros.

Vale destacar também sua indicação para a análise cefalométrica. Neste caso, o diagnóstico baseado nas imagens tridimensionais se mostra muito mais confiável e completo em relação aos exames tradicionais, garantindo uma representação mais precisa das estruturas anatômicas faciais e menor risco de erros devido à distorção da imagem ou mau posicionamento do paciente, por exemplo.

Dentre as principais vantagens da tomografia cone beam se destaca a menor dose de radiação a que o paciente é submetido quando comparada às tomografias convencionais, uma vez que o tempo de exposição é bastante reduzido: de 6 a 7 segundos, em média.

Além disso, ela também representa uma grande mudança na comunicação entre profissional e pacientes, sendo uma excelente ferramenta para informá-los e educá-los com mais facilidade sobre todo o processo de diagnóstico e tratamento.

Vantagens

Outras vantagens da TCFC são relacionadas ao aspecto tecnológico desse tipo de tomografia. A facilidade de se enviar arquivos e imagens pela internet, por exemplo, tornou possível a realização de avaliações a distância e facilitou a comunicação entre os profissionais da ortodontia e seus colegas.

Ademais, a grande variedade de softwares disponíveis no mercado fornece um série de ferramentas que aumentam o leque de opções do profissional, possibilitando a realização de planejamentos cirúrgicos e simulações ortodôntico-cirúrgicas virtuais, o que garante uma maior previsibilidade nos resultados do tratamento.

Claro, tudo isso pode soar como uma ideia muito sedutora, porém, apesar das facilidades e inovações, o custo dos equipamentos de tomografia computadorizada de feixe cônico não é baixo e deve ser levado em consideração.

Outro ponto a ser levado em conta é que, apesar do menor tempo de exame, algumas associações sugerem cuidados extras com a radiação, minimizando a exposição do paciente. Por exemplo, ao não requisitar a TCFC juntamente com exames tradicionais de raio  X já que através desta tomografia temos também imagens bidimensionais.

Por fim, para que a tomografia cone beam tenha impacto no dia a dia da clínica é preciso entender as implicações de todos os detalhes que ela pode fornecer e ter a experiência e a habilidade necessárias para proporcionar um tratamento adequado baseado na interpretação dessas imagens.

Ficou interessado? Para mais informações importantes como essa, baixe gratuitamente o ebook Como o dentista pode se preparar para o mercado de trabalho e saiba mais.


Comentários


  • Bom dia, me chamo Laerte, obrigado por permitir uma pergunta. Gostaria de abrir uma clínica de imagem ortodôntica, pois minha esposa está se especializando em ortodontia. Este equipamento é viável para esse objetivo? Saberia informar preços e formas de pagamento, etc? Grato pela atenção.

  • Elysson Patrick Lima Sousa disse:

    Boa noite! Me chamo Elysson, fui a um centro odontológico para realizar uma tomografia de atm neste aparelho, eu passei aproximadamente 1 hora e 40 minutos na sala de exame onde o técnico tentou por inúmeras vezes a realização, após aproximadamente 20 tentativas eu o indaguei o porque de ainda não ter dado certo meu exame sendo que eu estava sendo exposto a Radiação. Então ele disse que essa era uma máquina muito moderna e que ela aplicava uma dose muito pequena de radiação e fiquei desconfiado pq ele ajeitava o laser saia da sala e rapidamente voltava pra ver se estava na posição ideal isso por umas 50 vezes então perguntei se aquilo não dava radiação ele disse que não. Mais ele saia sempre da sala e máquina disparava uma zoada após aparecia 2 fotos no computador. Então aproximadamente 30 vezes a máquina girar em torno da minha cabeça ele não conseguiu realizar o exame completo conseguindo captar apenas as imagens com minha boca fechada. Estou muito preocupado devido à exposição à radiação, gostaria de saber como proceder diante desse acontecido.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.