Curso Perícia Odontologica Curso Pericia Odontologica

Impressão 3D na ortodontia: entenda os benefícios desta tecnologia


Impressão 3D na ortodontia

Assim como outras novas tecnologias que surgem no campo da Odontologia, a Impressão 3D na ortodontia tem facilitado e muito na obtenção dos modelos para diagnóstico, plano de tratamento, confecção de aparelhos ortodônticos e guias, facilitando o andamento dos tratamentos ortodônticos.

A aquisição de modelos através das moldagens tradicionais com hidrocolóides, mais o vazamento do gesso sobre o molde e posteriormente o envio deste de maneira adequada ao laboratório, vem sendo substituída pela impressão 3D, reduzindo significativamente os procedimentos e o tempo até a aquisição dos modelos.

Além disso, os dispositivos ortodônticos como alinhadores ortodônticos, disjuntores, barras transpalatinas, arco lingual feitas em modelos impressos 3D garantem precisão e fidelidade.

Essas e outras qualidades fazem dessa tecnologia uma nova tendência na Ortodontia e na Odontologia de maneira geral, tornando-se uma promessa crescente para o futuro. Espera-se um dia que ela seja tão comum como qualquer outro equipamento utilizado em consultórios. Saiba melhor a seguir!

Entenda como é feita a impressão 3D

A principal mudança na impressão 3D na Odontologia em relação a outras áreas em que ela pode ser destinada é o material utilizado. Nela, são utilizados geralmente porcelana, safira e policarbonato.

A versatilidade da impressora 3D é uma característica marcante. Com ela, são feitos brinquedos, peças de máquinas, próteses e coisas ainda mais complexas, como tecido humano.

A capacidade de recriar qualquer tipo de objeto é o que a torna tão vantajosa para a Odontologia, principalmente porque é feita de forma simples, a partir da leitura de dados com o auxílio de um software de impressão.

O processo de impressão em si é feito de camada em camada de dados, até formar o produto desejado, que sai exatamente de acordo com o modelo digital e com o material escolhido pelo profissional.

As cópias, altamente detalhadas e precisas, são uma inovação tecnológica significativa para a Odontologia e espera-se cada vez mais que se torne uma prática comum nas diferentes especialidades.

Como a impressão 3D pode ser aplicada na Ortodontia

Os fins para a impressão 3D são variados na Ortodontia. Abaixo, vamos listar alguns exemplos de como essa tecnologia pode ser utilizada no consultório ortodôntico. Podemos destacar:

  • Impressão de modelos para confecção de Alinhadores estéticos ortodônticos;
  • Impressão de modelos para confecção de aparelhos ortodônticos diversos como: disjuntores, placas de levante, aparelhos de ancoragem como BTP, arco lingual etc;
  • Impressão de guias para colagem indireta a partir de posicionamento de acessórios em software;
  • Impressão de guias para cirurgia ortognática;
  • Impressão de guias para instalação de dispositivos de ancoragem temporária(mini implantes ortodônticos)

Na Ortodontia, essa tecnologia vem revolucionando a correção de sorrisos, promovendo mais conforto para os pacientes e precisão para criar alinhadores, como no caso dos alinhadores estéticos.

O tempo dos processos até a aquisição da impressão final é bem reduzido, se comparado ao método tradicional com moldagem, vazamento de gesso e envio, além de possibilitar, a partir do registro digital, trabalhar com softwares com vários recursos de precisão.

Além disso se tornar vantajoso para o profissional, o paciente também é beneficiado pela possibilidade de realizar um escaneamento (mais confortável que a moldagem) e ter o seu trabalho mais preciso e rápido, com o tempo entre o processo de modelagem e o produto final reduzido.

A impressão 3D na Ortodontia modernizou tratamentos e facilitou o trabalho de ortodontistas, de modo que seu tempo seja otimizado e utilizado para melhor atender seus pacientes.

—-

Gostou de saber mais sobre a impressão 3D na Ortodontia? Para entender como isso influencia diretamente no tratamento, aconselhamos a baixar o eBook que preparamos sobre uma nova opção disponível para a correção de sorrisos, o “Invisalign: alinhamento de sorriso de forma inovadora”!


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.