Esthetic Aligner: o que é, vantagens e como funciona o tratamento


Esthetic Aligner

O Esthetic Aligner é um alinhador estético praticamente invisível que atua na correção de quase todos os tipos de problemas ortodônticos. Trata-se de uma alternativa de tratamento bem mais confortável e desejada por muitos pacientes pela sua estética.

Formado por moldeiras de um material transparente, o Esthetic Aligner conta com a tecnologia 3D tanto para fabricá-los quanto para determinar o andamento do tratamento.

Com a mesma eficiência de outros métodos, os resultados são alcançados em menos tempo com os alinhadores estéticos. Indicado para crianças e adultos, esse método está cada vez mais popular.

Quer conhecer suas vantagens? Acompanhe o post e saiba mais!

Vantagens do Esthetic Aligner

Os alinhadores estéticos apresentam muitos benefícios em relação aos aparelhos convencionais, indo além da aparência em si.

Listamos abaixo as principais vantagens do Esthetic Aligner. São elas:

  • São confortáveis;
  • Podem ser removidos;
  • Facilitam a higienização;
  • Podem ser associados a outros tratamentos, inclusive ortodônticos;
  • São indicados para todas as idades;
  • Em crianças, o tratamento pode ocorrer durante o sono;
  • Possuem indicação para quase todos os tipos de problemas ortodônticos.

Além desses pontos, as visitas ao dentista também serão menos frequentes com esse tipo de alinhador, pois eles não precisam de manutenção.

Você pode estar se perguntando agora, mas como é possível não precisar de manutenção?

Bom, como foi dito anteriormente, o sistema Esthetic Aligner funciona com base em uma tecnologia avançada, o que facilita a produção dos alinhadores e o tratamento como um todo.

Entenda a seguir como funciona e comprove o que estamos falando!

Como é o tratamento com os alinhadores estéticos?

Após avaliar o caso do paciente, por meio do exame clínico e outros que forem necessários, é feito um modelo da arcada dentária do paciente ou então o escaneamento intra-oral.

Esse modelo em 3D, ou o arquivo resultante do escaneamento, é analisado por um software que, junto com o profissional, irá determinar a movimentação e toda a evolução do tratamento.

Depois disso, são fabricados a partir de um maquinário com tecnologia alemã, os moldes de acetato que são os alinhadores propriamente ditos.

Em cada etapa determinada pelo software e com a observação do profissional em relação ao progresso de cada paciente, são entregues alinhadores que serão trocados sucessivamente até que se conclua o tratamento.

O tempo de tratamento também costuma ser uma dúvida de pessoas quem têm interesse em utilizar o alinhador estético. A boa notícia é de que a duração é mais curta do que tradicionalmente.

Veja a seguir as recomendações referentes ao tempo de permanência com os alinhadores!

Tempo de permanência e duração do tratamento

Em média, os tratamentos duram entre 12 e 18 meses, variando de acordo com a gravidade do caso. Quanto mais severo for o caso, mais tempo o paciente usará. O tempo mínimo de permanência com os alinhadores estéticos é de 17 horas por dia.

Por falar em caso clínico, algumas indicações comuns para o seu uso são:

  • Mordidas abertas ou cruzadas;
  • Diastema (separação entre os dentes);
  • Apinhamentos.

——–

Assim como no caso do Invisalign, para fazer o tratamento é preciso agendar uma avaliação com um profissional habilitado para utilizar o sistema Esthetic Aligner.

Dr. Marcelo Calvo - Ortodontista

Especialista e Mestre em Ortodontia – UNICID-SP
Doutorando HRAC/USP
Residência em Ortodontia Avançada – Yonsei University/Coréia do Sul

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *