Tratamento com Invisalign Tratamento com Invisalign

Dentista x botox: é seguro aplicar com o profissional?


Dentista x botox

É sim seguro aplicar botox com dentistas – porém, além de verificar o histórico do profissional que você escolher, também é importante que você se atente a quais casos estão elegíveis para serem tratados dentro da odontologia.

A aplicação do botox é um dos tratamentos estéticos mais procurados, ganhando cada vez mais espaço nos consultórios odontológicos. Isso ocorre nesses locais porque nos últimos anos os profissionais de Odontologia se tornaram habilitados a administrar a substância para fins estético-funcionais com segurança.

Mas não é de hoje que o dentista aplica o botox em pacientes. Utilizada para tratar o bruxismo, disfunção que afeta 30% da população brasileira, seus resultados já são amplamente conhecidos.

Diante disso, nesse conteúdo, falaremos sobre as possibilidades de aplicação do botox por dentistas, mostrando como a substância age e os seus efeitos para os tratamentos orofaciais. Confira!

Afinal, o que é o botox?

A toxina botulínica, chamada popularmente de botox, tem como objetivo inibir a contração do músculo atingido. Ele bloqueia a liberação de um químico chamado acetilcolina, neurotransmissor que transporta mensagens entre o cérebro e as fibras musculares.

Como ele não recebe ordens para se movimentar, o tecido relaxa a tensão por trás dos movimentos, durando cerca de seis meses.

Seus efeitos começam a partir do quarto dia após a realização do procedimento, podendo ser aplicado com intervalo mínimo de 90 dias. A rapidez dos resultados e a duração dos seus efeitos são duas das vantagens desse tipo de tratamento.

Como contraindicação, somente os intolerantes à lactose é que precisam evitá-lo, assim como aqueles com algum comprometimento muscular na face.

Conforme falamos nos primeiros parágrafos, o dentista pode utilizar o botox para fins terapêuticos, como no caso do bruxismo, e estético-funcionais, para outras demandas.

Mas você deve estar querendo saber o que exatamente esse profissional pode fazer por você. Veja agora mesmo no próximo tópico algumas indicações do botox na clínica odontológica!

Para quais disfunções os dentistas utilizam o botox no consultório?

1. Bruxismo

O bruxismo é uma disfunção na qual o músculo mastigatório trabalha em excesso durante a noite, desencadeando atrito e desgaste entre os dentes.

Optando pelo tratamento com a aplicação do botox, o paciente usufrui dos resultados por meses e fica livre daquelas placas convencionais utilizadas para proteger.

2. Dor facial

Quando o paciente sofre de alguma dor provocada por alterações na articulação entre o maxilar e a mandíbula, ele pode procurar um profissional de Odontologia e se beneficiar da toxina botulínica, que atua na musculatura da região e elimina as dores.

3. Sorriso gengival

O uso da substância para corrigir o sorriso gengival é um exemplo da aplicação da toxina para fins estético-funcionais no consultório odontológico.

Injetada nos músculos responsáveis pelo sorriso, o botox promove o relaxamento da região, bloqueando a exposição da gengiva, principal característica da disfunção.

4 – Cirurgias de implantes dentários

A toxina botulínica pode ser utilizada antes das cirurgias de implantes dentários com carga imediata para evitarmos força excessiva durante a cicatrização diminuindo intercorrências pós-operatórias.

5- Tratamento da sialorréia

A toxina botulínica pode ser utilizada para Sialorréia (excesso de saliva) evitando pneumonia em pacientes com Alzheimer, Parkinson, hospitalizados etc.

 

—–

A toxina botulínica trouxe inúmeros benefícios para os pacientes odontológicos, sendo uma alternativa de tratamento pouco invasiva e com efeitos duradouros, além de complementar a harmonização facial com outros tratamentos estético-funcionais.

Portanto, a relação entre o dentistas e o botox é uma constante, formando profissionais cada vez mais capacitados para administrarem a substância.

Gostou de saber mais sobre esse assunto que traz muita dúvida entre pacientes? Agora que você já sabe que os dentistas são altamente capacitados para aplicar o botox. Veja mais conteúdos no nosso blog!


Comentários


  • Que pena, vc e do Rio de Janeiro, SOU de São Paulo, So queria saber como dentista e botox funcionam, estou a mais de 1 ano indo ao dentista ,so pra fazer 4 dentes da frente, que no caso seria prótese ou pino com jaqueta de porcelana, até agora não deu nada certo, e minha boca ficoi muito mucha ,o labio superior fica em baixo do lábio inferior. Mas muito obrigado , valeu a explicação 😟

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.