Tratamento com Invisalign Tratamento com Invisalign

Aparelho ortodôntico para crianças: qual a hora certa para colocar?


Aparelho ortodôntico para crianças

Uma dúvida comum de pais de crianças que necessitam de correção ortodôntica é sobre o momento certo de colocar o aparelho. É comum acharem que é preciso esperar os dentes de leite caírem para usar o aparelho ortodôntico. Porém, isso não é necessário.

O uso de aparelho na infância, mesmo antes do nascimento dos dentes permanentes, pode trazer benefícios para a saúde bucal no futuro, atuando de forma preventiva para evitar possíveis problemas na adolescência.

Veja a seguir que benefícios são esses e em quais casos o aparelho ortodôntico pode ser usado na infância!

Por que colocar aparelho ortodôntico na infância?

Como foi dito acima, trata-se de um procedimento para prevenir ou interceptar futuros danos, o qual está apoiado em indícios reais de problemas para o nascimento dos dentes permanentes ou na estrutura esquelética da face que podem trazer prejuízos no desenvolvimento dento-facial.

Portanto, o uso de aparelho na infância não é apenas para desentortar a dentição. O objetivo pode ser também corrigir problemas nos ossos da face que possam prejudicar o posicionamento dos dentes permanentes e a saúde oral como um todo.

Dentre as indicações para o tratamento nessa fase, podemos destacar:

  • Mordida cruzada;
  • Projeção do maxilar;
  • Preservar os espaços para irrupção dos dentes;
  • Corrigir a postura da língua;
  • Outros problemas esqueléticos.

Qual é a idade certa para colocar o aparelho ortodôntico?

Em relação à detecção de problemas na estrutura da face, desde os 3 anos de idade já é possível fazê-la. No entanto, é preciso lembrar que crianças muito novas não têm ainda capacidade de compreender a importância dos cuidados com a higiene bucal.

Com isso, a idade mínima geralmente é de 5 anos de idade, mas pode ser também a partir dos 7 anos, a depender do caso e do nível de entendimento de cada criança. O importante é a visita ao ortodontista a partir dos 5 anos na maioria dos casos.

Existe um modelo de aparelho ortodôntico para crianças?

Existem na verdade diversos tipos de aparelho ortodôntico, inclusive modelos voltados para crianças. O aparelho para o público infantil é feito com um material mais leve e confortável e trazem resultados mais rápidos do que os modelos antigos.

Há casos em que se pode utilizar o aparelho transparente, de plástico, que são mais discretos e diminuem o impacto na aparência da criança. Isso evita estranhamento na escola e nos ambientes que ela frequenta e pode ser questionada.

Mas não são só os modelos fixos que podem ser utilizados por crianças. Como esse período se caracteriza por uma fase de desenvolvimento, onde a estrutura óssea não está “pronta”, é possível utilizar os aparelhos ortopédicos, que podem ser eficientes nesses casos.

Quais os cuidados específicos no tratamento ortodôntico infantil?

Uma característica específica do tratamento ortodôntico na infância é acerca do tempo de duração. O que ocorre é que esse tipo de tratamento com crianças é dividido em fases, embora a duração seja definida de acordo com cada caso.

A primeira fase é chamada de ortodontia preventiva/interceptiva e tem uma duração, geralmente de pelo menos 18 meses, podendo chegar a 24. Aqui, o profissional vai buscar a adequação das bases ósseas.

A segunda fase é a ortodontia corretiva, na qual o aparelho busca refinar o posicionamento funcional dos dentes em relação à face da criança. A duração dessa etapa pode ser de 18 a 36 meses.

—–

A partir desse material é possível entender as particularidades do uso de aparelho ortodôntico infantil fixo e compreender a sua importância.

Mas vale lembrar também que a avaliação de um profissional competente é essencial para avaliar se a criança está no momento certo de começar o tratamento.

Que saber a melhor hora de colocar aparelho em crianças? Agende uma avaliação!


Comentários


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.