Curso Perícia Odontologica Curso Pericia Odontologica

Especialização em ortodontia: qual a melhor, onde fazer e quanto custa?


Especialização em ortodontia

A especialização em ortodontia é uma das mais procuradas por profissionais de Odontologia. Os motivos para cursar essa especialização são muitos e incluem, principalmente, a presença de um público crescente para tratamentos ortodônticos e maior expectativa de rentabilidade que a área oferece.

Muitos profissionais que querem se qualificar o quanto antes se veem diante de dúvidas sobre qual o melhor curso, onde fazer e quanto custa para fazer uma especialização em ortodontia.

Com isso, preparamos um material para tirar cada uma dessas dúvidas e oferecer ainda outra informações importantes para quem se encontra nessa fase de escolha da melhor especialização!

Como saber qual é a melhor especialização em Ortodontia?

O mercado de trabalho na Ortodontia é competitivo e, por isso, é preciso escolher um curso que atenda aos requisitos teóricos e práticos da área. Portanto, é preciso observar os seguintes aspectos no curso:

  • Suporte técnico para realizar tratamentos ortodônticos, com base em evidências científicas
  • Fundamentação teórica de diagnóstico e mecânica ortodôntica que inclua o estudo de casos clínicos
  • Aulas teóricas baseadas na prática laboratorial
  • Utilização de simuladores para representar a prática clínica
  • Contato supervisionado com o cliente
  • Apresentação de casos clínicos

Além disso, a escolha deve incluir somente aqueles cursos reconhecidos pelo MEC, de preferência com ótimo conceito, um corpo docente capacitado (acadêmica e profissionalmente), modelo de ensino atual e uma infraestrutura que suporte todas as necessidades relacionadas à área.

Qual é o peso de vantagens associadas ao valor e ao local da especialização em ortodontia?

Primeiramente, quando falamos no valor de uma especialização em Ortodontia, partimos sempre das condições de quem procura e, por isso, não é algo que seja avaliado isoladamente.  

No entanto, quando pensamos nas possibilidades do mercado, vantagens como flexibilidade no pagamento e custo-benefício se tornam essenciais para tomar a decisão correta, comparando sempre com o que é oferecido pela instituição,

Além desses fatores, uma visão diferenciada nessa escolha é o período que o profissional terá que cursar até poder começar as suas atividades como especialista.

O impacto financeiro que uma nova espacialidade traz para o dentista transforma essa despesa inicial em um investimento com retorno a médio e longo prazo.

A influência do local para a rotina da especialização em ortodontia

O local da especialização também é outro elemento importante para esse tipo de decisão. É preciso avaliar a instituição como um todo, incluindo a disponibilidade de bibliotecas, laboratórios, equipamentos e recursos que são disponibilizados para o aluno durante o curso.

Tudo isso influencia diretamente na rotina da especialização em Ortodontia, a qual envolve aulas teóricas que demandam conforto e disponibilidade de equipamentos, e aulas práticas que devem ser facilitadas em sua estrutura e localização, aumentando o acesso de pacientes.

O local do curso, assim como todos aqueles requisitos citados ao longo do texto, acaba tendo também um peso grande para o rendimento acadêmico e prático do aluno.

Se você está interessado em cursar uma especialização em Ortodontia que ofereça uma formação completa e quer saber informações como valores e formas de pagamento, conheça aqui as melhores condições!


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.