Curso Perícia Odontologica Curso Pericia Odontologica

Aplicando pesquisas de satisfação na Odontologia


Pesquisa de Satisfação

Este conteúdo faz parte do eBook “Faça Pesquisa de Satisfação e Aumente o Número de Clientes do Consultório Odontológico”, que você pode acessar na íntegra clicando aqui.

Um dos pontos que precisa ser levado em consideração na hora de aplicar a pesquisa de satisfação com seus clientes, está relacionado às estratégias que você irá utilizar para que eles se sintam motivados a colaborar.

Após a consulta, informe a seus pacientes que você está desenvolvendo um planejamento estratégico que possibilitará a prestação de um melhor atendimento a eles. Mostre como isso é importante para que seja possível a sua clínica odontológica corresponder às expectativas dele em relação à saúde, estética, horários, preços, materiais utilizados e demais pontos. Envolva-o neste processo e o faça se sentir parte da melhora desse serviço.

É importante que o próprio dentista faça este apelo ao final das consultas, mas outras pessoas poderão oferecer apoio neste caso, como as secretárias. Elas o ajudarão a entregar e receber formulários, assim como orientar o preenchimento deles. Outros profissionais que entendam de marketing e comunicação também são ótimos apoios durante este processo.

Quais as melhores técnicas para fazer pesquisa?

Para realizar uma pesquisa, você pode utilizar dois métodos. O primeiro deles, conhecido como pesquisa primária, faz referência à coleta de dados específicos sobre consultórios odontológicos. Você poderá obtê-los por meio de questionários, entrevistas e reuniões focais com clientes e potenciais clientes para entender o que eles precisam.

O outro modelo, é a pesquisa secundária, que utiliza dados que já foram coletados para outros objetivos, mas que são extremamente válidos para seu negócio. Você os encontrará em revistas especializadas, na internet, em sites do governo, no Conselho de Odontologia de sua região e demais associações especializadas.

Antes de desenvolver as perguntas que seus clientes responderão para seu questionário sobre satisfação do cliente, entenda que algumas etapas deverão ser cumpridas para que você obtenha dados válidos em sua pesquisa. Desenvolva os seguintes passos:

  • Defina seu problema, ou seja, verifique o que é importante saber para ser melhorado;
  • Faça um planejamento, escolhendo as perguntas que serão aplicadas;
  • Coloque sua pesquisa em prática;
  • Posteriormente, faça o levantamento e análise de informações.

Este conteúdo faz parte do eBook “Faça Pesquisa de Satisfação e Aumente o Número de Clientes do Consultório Odontológico”, que você pode acessar na íntegra clicando aqui.

Pesquisa Exploratória

Está relacionada ao levantamento de dados bibliográficos, entrevistas com pessoas experientes no assunto. Normalmente, tomam a forma de estudos de caso.

Pesquisa Descritiva

É embasada na utilização de técnicas padrão de coletas de dados, com utilização de questionários e observação sistemática. Quem pesquisa não interfere nos resultados, apenas coleta as respostas através das perguntas.

Pesquisa Explicativa

Utilizada para identificar fatores que determinam ou que contribuem para ocorrência de comportamentos e fenômenos. Este é um tipo mais complexo e delicado, que exige a atuação de um profissional da área de pesquisas.

Grupo Focal

Técnica de pesquisa bastante utilizada no Marketing. Um grupo focal é a reunião de pessoas para uma discussão informal sobre um assunto qualquer, com o objetivo de se levantar informações qualitativas sobre o tema abordado.

Quais perguntas devem ser feitas?

Bem, as perguntas que você deverá desenvolver para o formulário ou para as reuniões de pesquisa, deverão ser aquelas que estejam diretamente relacionadas ao problema levantado. Não peça que seus clientes coloquem nome, pois poderá constrangê-los e em nada acrescentará esta informação.

Agora, informações como faixa etária, sexo, nível de instrução, região onde mora, estuda e trabalha, poderão ser relevantes. Outras como pontualidade no atendimento, preço, prestação dos serviços, tempo de tratamento, dentre outras, também poderão ser abordadas. Não se esqueça de deixar campos para respostas qualitativas, para que outros pontos que não tenham sido abordados nas quantitativas possam ser explorados.

Na internet você encontra sites, pagos e gratuitos, que oferecem modelos online, onde você precisará apenas personalizar as questões. Por meio deles, você economizará tempo e dinheiro, pois não serão necessárias impressões. Só não se esqueça de disponibilizar computadores em seu consultório para que seus pacientes possam preenchê-la.

Como estimular os clientes a responder?

Como dito anteriormente, faça com que o cliente se sinta parte importante desta ação de obter dados para desenvolver melhorias. Mostre a ele como sua opinião é fundamental para que a prestação de serviços seja cada dia melhor!

Outra estratégia que pode ser utilizada, é o oferecimento de algum benefício ou brinde àqueles que se dispuseram a participar da ação.

Este conteúdo faz parte do eBook “Faça Pesquisa de Satisfação e Aumente o Número de Clientes do Consultório Odontológico”, que você pode acessar na íntegra clicando aqui.


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.