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Inbound Marketing para Dentistas: o é e como aplicar



Este conteúdo foi extraído do nosso eBook “Marketing Digital para Dentistas”. Para ler todos os capítulos, acesse o material gratuitamente clicando aqui!


Para os dentistas que querem fazer ótimas campanhas de marketing digital, primeiro, é preciso entender o conceito de Inbound Marketing. Essa abordagem é mais adequada em tempos como o que estamos vivendo, em que há muita informação e inúmeras possibilidades de escolha.

A grande diferença do Inbound para a abordagem tradicional é o fato de se tratar de um marketing de atração, cuja procura pelo produto/serviço parte do cliente e, não, o contrário. Nesse sentido, são realizadas ações a fim de conquistar a fidelidade daquele público por meio de um conteúdo autoral ou relacionado com o mercado em que atua.

Sendo assim, existem etapas pré-definidas nesse processo, as quais dizem respeita ao respectivo estágio da relação entre empresa ou profissional e cliente. São elas:

• Atração

• Conversão

• Relacionamento

• Venda

• Análise

Cada uma delas requer um tipo de conduta e, logicamente, de conteúdo. No caso da prestação de serviços odontológicos, essa jornada pode ser exemplificada pela seguinte sequência.

Exemplo de aplicação nas etapas de Inbound Marketing para dentistas

O dentista cria um blog para produzir conteúdos relacionados à Odontologia. Para atrair pessoas, ele cria textos sobre temas procurados pelo público que ele quer atingir (ex.: Se for um odontopediatra, cuidados com os dentes das crianças; Alvo: pais e cuidadores).


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Depois de constatar que está recebendo visitas em seu blog de pessoas interessadas nesse tipo de assunto, é preciso converter esses visitantes em clientes em potencial. Aqui, é necessário oferecer algo para o visitante, a fim de iniciar uma relação, na qual ele precisa enxergar algum tipo de benefício, seja por meio de ebooks, palestras, newsletter, material educativo etc.

Quando o cliente já estabelece algum tipo de relacionamento com o blog, e se torna um lead. É preciso direcioná-lo para avançar na jornada de compra, podendo oferecer uma avaliação com o profissional, uma consulta ou qualquer outro tipo de ação que ele seja incentivado a se tornar de fato um cliente. O e-mail marketing é um instrumento adequado para essa fase.

Mesmo sendo um serviço de saúde, ocorre o processo de venda na relação entre dentista e cliente, pois ocorre uma escolha daquele serviço dentre outros tantos disponíveis.

No marketing digital, não dá para limitar a internet como um mero canal de divulgação, estando pronto para utilizá-lo como instrumento de trabalho, onde é possível fornecer informações, agendar consultas etc. A divisão entre vida real e virtual deve desaparecer, criando uma relação de continuidade nas duas esferas.

Um dentista que cria conteúdos autorais, informando seus pacientes e enriquecendo seu canal de comunicação, gera valor também para ele mesmo, mostrando credibilidade, autoridade em assuntos relacionados ao seu trabalho e cuidado em relação ao paciente, o que acaba destacando-o entre outros profissionais.

Além de toda essa estratégia relacionada à publicação de conteúdos, há também a parte de análise, cujo intuito é monitorar o impacto dessas estratégias, aperfeiçoando-a quando necessário. Ferramentas como o Google Analytics podem fornecer dados para analisar os efeitos do Inbound Marketing na web.


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