Curso Perícia Odontologica Curso Pericia Odontologica

Dicas de saúde bucal para indicar aos seus pacientes


Você não é dentista? Então confira agora o nosso blog exclusivo para pacientes!

Embora haja muito esforço por parte de dentistas em conscientizar seus pacientes sobre a importância dos cuidados adequados com os dentes, ainda existem dúvidas a respeito dos melhores hábitos para manter a saúde bucal em dia.

Muitos pacientes não se dão conta da importância de certas práticas diárias e, por isso, sofrem com problemas como mau hálito e cáries, que poderiam ser evitados com cuidados específicos na rotina.

Neste material, vamos mostrar algumas dicas de saúde bucal para indicar aos pacientes do consultório, reforçando o papel preventivo que elas podem desempenhar. Leia cada uma delas!

1. Passar fio dental todos os dias

Reforçar a importância da utilização correta do fio dental nunca é demais. Embora já seja de conhecimento de todos a necessidade desse hábito, ainda há pessoas que encaram seu uso como uma opção, diferente da escovação que já é uma prática rotineira.

Além de destacar o acúmulo de resíduos como principal motivo do seu uso, o dentista pode apontar para problemas comuns associados a esse acúmulo, como tártaro e doenças na gengiva.

É bom lembrar também que não há só um tipo de fio, existindo formatos mais adequados para cada dente.

Os de filamento múltiplo são indicados para quem tem dentes mais separados, os de filamento único são para quem tem pouco espaço entre os dentes, já para os que usam aparelho ortodôntico, há os que são desenvolvidos para cumprir funções específicas, contendo flúor e pontas mais rígidas.

2. Usar flúor

Por ter alta concentração de minerais em sua composição, o flúor odontológico tem grande eficácia na prevenção de cáries e, por isso, seu uso deve ser indicado a pacientes.

Ao utilizá-lo com frequência, o paciente está fortalecendo o esmalte dos dentes, deixando-os mais resistentes contra as indesejáveis cáries.

Frequência e quantidade são importantes para que ele tenha o efeito esperado, sendo mais recomendado para crianças por serem mais propensas às cáries, mas pode ser utilizado por adultos também.

3. Não roer unhas

Um hábito que precisa ser evitado por todas as pessoas é o de roer unhas. Quando falamos em saúde bucal, as bactérias trazidas da unha para a boca e os movimentos feitos durante a prática podem trazer muitos danos.

Dentre os principais deles, podemos destacar o desgaste do esmalte dos dentes, apinhamento e má oclusão, bruxismo, lesão nas gengivas e até mesmo alterações na mandíbula, como estalos e dor ao mastigar.

4. Fazer uma escovação correta

Escovar os dentes é algo que todo mundo faz ou, pelo menos, deveria fazer. Todavia, a forma pela qual a pessoa escova também deve ser um assunto conversado entre dentista e paciente.

Sabendo que há um movimento certo, por que não orientar cada paciente do consultório para garantir melhores efeitos nos tratamentos? Veja o passo a passo a ser ensinado!

  • fazer movimentos suaves e curtos
  • escovar superfícies voltadas para a bochecha dos dentes superiores e, depois, inferiores
  • escovar as superfícies internas dos dentes superiores e inferiores
  • escovar as superfícies de mastigação
  • escovar a língua

Essa dica inclui também a troca regular da escova de dentes, que deve ser feita a cada 3 meses, ou quando já apresentar sinais de desgaste.

Seguindo essas recomendações, os pacientes terão dentes mais limpos e uma saúde bucal excelente. Portanto, além do atendimento em si, os hábitos de casa também devem ser mencionados por dentistas a fim de otimizar os efeitos dos tratamentos.

Para oferecer um trabalho completo em consultórios e clínicas odontológicas, todo profissional precisa buscar o melhor para seus pacientes, por isso, não esqueça de se manter atualizado.

Gostou das dicas de saúde bucal para indicar aos seus pacientes? Conheça alguns cursos da área e veja qual deles se encaixa melhor nos seus objetivos na carreira de cirurgião dentista.


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.