Curso Perícia Odontologica Curso Pericia Odontologica

Placa miorrelaxante para bruxismo: como adaptar para o paciente


Bruxismo é o hábito de ranger ou apertar os dentes, sendo mais comum a sua ocorrência durante o sono, embora existam pessoas que fazem também em vigília.

Por mais que pareça apenas um hábito inofensivo, o bruxismo pode trazer diversos problemas para a pessoa, como o desgaste dos dentes, dores musculares e outras consequências mais severas.

A boa notícia é que existem tratamentos que previnem desgastes mais comprometedores, como é o caso das placas miorrelaxantes para bruxismo.

As causas desse mal podem ser muito variadas, incluindo questões emocionais, portanto, é preciso fazer uma intervenção imediata que evite o agravamento dos problemas associados ao hábito para, posteriormente, investigar possíveis causas.

Veja de que maneira a placa miorrelaxante auxilia!

Como funciona as placas miorrelaxantes para bruxismo?

A placa miorrelaxante precisa ser utilizada por todos os pacientes que tiverem o diagnóstico de bruxismo, pois é ele que impede que os dentes se encostem e provoquem todos aqueles sintomas associados a esse contato excessivo.

Para ter uma ideia sobre o estrago que isso pode fazer, o movimento constante pode levar à necrose do nervo de alguns dentes, exigindo tratamento de canal, além de gerar o deslocamento de restaurações antigas e a perda de tecido dentário. Há também aqueles efeitos indiretos, como insônia, estalos na mandíbula, zumbido no ouvido dores no pescoço etc.

Logo, as placas miorrelaxantes para bruxismo, que podem ser de dois materiais distintos, acrílico e silicone, é necessário para conter esses danos. Tem como funções:

  • a proteção dos dentes
  • o alívio das articulações têmporo mandibulares
  • a indução do relaxamento da musculatura

Placas de acrílico X Placas de silicone

Existem algumas diferenças entre os dois tipos de placas miorrelaxantes, logo, você verá agora uma tabela ilustrativa seguindo os critérios de conforto, efetividade, higienização e durabilidade.

Acrílico x Silicone: conforto, efetividade, higienização e durabilidade na proteção contra o bruxismo

*ambos devem ser trocados a cada seis meses

Ainda que ofereça menos conforto, o protetor de acrílico é mais efetivo, garantindo melhores resultados, além de ser melhor para a higiene. Já o protetor de silicone, apesar de ser mais confortável, facilita a proliferação de bactérias, podendo causar até mau hálito no paciente.

A adaptação varia de acordo com o paciente, porém, é preciso avaliar todas essas características antes de recomendar.

Além desses protetores, o Conselho Federal de Odontologia permite que se façam intervenções com a toxina botulínica em pacientes diagnosticados com bruxismo. Além disso, pode ser indicado para outras patologias e indicações.

Neste material você vai entender tudo sobre a Autorização da utilização da toxina botulínica e dos preenchedores faciais pelo cirurgião-dentista. Entenda agora como funciona esse tipo de tratamento em pessoas que sofrem de bruxismo!

Como é o tratamento para o bruxismo com a toxina botulínica?

A toxina botulínica é muito utilizada para tratar casos de bruxismo, pois apresenta resultados satisfatórios com efeitos em até 48 horas após a aplicação.

O tratamento consiste na aplicação da substância do tipo A em cada um dos lados da face do paciente, nos principais músculos envolvidos com a mastigação. Essa prática diminui a força da musculatura, evitando os movimentos de ranger e apertar os dentes.

Como diminui a tensão muscular, esse tipo de tratamento traz alívio nas dores causadas pelo hábito, evitando dores de cabeça e em toda a região da face.

A toxina botulínica é uma substância que vem ampliando a atuação do cirurgião-dentista, trazendo tratamentos mais eficientes para casos variados. Já pensou em inserir essa prática no seu consultório?

Inscreva-se no Curso de Toxina Botulínica da Smile e ofereça um atendimento mais completo para os seus pacientes!


Comentários


  • Estou usando placa de bruxismo só a noite já faz um mês, só que na hora da mastigação estou mordendo minha Buchecha.
    O que faço?devo procurar meu dentista?

  • Inês gonzales de Campos Vieira disse:

    Meu aparelho de bruxismo é de acrílico. Como faço para ajustá-lo, pois retirei um dente e daqui uns 4 meses vou fazer implante e fiquei 1 mês sem usar e agora ele não está encaixando de um lado….

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.