Curso Perícia Odontologica Curso Pericia Odontologica

Como está o mercado de trabalho na odontologia?


Este artigo foi extraído do eBook “Mercado de Odontologia no Brasil”, disponível para download gratuito a partir deste link.

O Brasil é o país com mais dentistas no mundo, segundo dados do livro “Perfil Atual e Tendência do Cirurgião-Dentista Brasileiro”, representando cerca de 19% do número total da categoria em todos os países.

Com mais de 250 mil profissionais espalhados no território nacional, concentra mais da metade desse número na região Sudeste, sendo 29,6% apenas no estado de São Paulo. Em relação à média de dentistas por habitantes, são cerca de dois a cada 700 habitantes.

Esses dados revelam um mercado bastante competitivo, porém, promissor, visto que a popularidade da profissão se dá justamente pelo valor atribuído a ela.

Uma informação que reflete esse valor é o fato de que as famílias brasileiras gastam em média o mesmo que famílias americanas com cuidados orais, ainda que a produtividade econômica brasileira represente um quinto da americana.

Continue acompanhando e veja como dados dos mais variados enfoques mudarão a sua percepção sobre o mercado odontológico no Brasil!

Dados culturais sobre a saúde bucal no país

Em matéria do site de notícias UOL, o diretor de marcas de higiene oral da Unilever Brasil, Eduardo Campanella, o consumidor brasileiro associa o sorriso perfeito a prestígio social e econômico. Nas palavras dele, “historicamente, se você tem um sorriso bonito no Brasil, você é rico”, acrescentando ainda:

“Todo mundo no Brasil carrega uma escova de dentes na bolsa. Na Grã-Bretanha, há uma piada de que apenas os brasileiros escovam os dentes nos banheiros públicos.”

O gerente de marketing para higiene oral da Johnson & Johnson Brasil, Ronaldo Art, destaca na matéria que o brasileiro tem o hábito de sorrir nas mais diversas situações: como ao pedir algo e ao se desculpar. O sorriso acaba se tornando um cartão de visitas, segundo ele.

Esses aspectos influenciam os hábitos de consumo relacionados à saúde bucal, assim como a busca por serviços de odontologia, tratamentos e intervenções estéticas. Veja então como funciona o mercado no país em relação aos serviços oferecidos na área.

Perfis de dentistas e clínicas no mercado de trabalho do Brasil

Mais de 30% da população brasileira foi atendida em consultórios odontológicos privados, segundo dados de pesquisa sobre o ano de 2013. Desses consultórios, mais de 74% deles são generalistas, realizando todos os tipos de tratamento.

Segundo dados atualizados do Conselho Federal de Odontologia, do número total de profissionais registrados no conselho, 36% deles possuem alguma especialização. Desse total, as campeãs em termos de especialidade são:

  1. Ortodontia;
  2. Endodontia; e
  3. Implantodontia.

Por que a ortodontia é campeã entre as especialidades?

O mercado de Ortodontia encontra-se aquecido. Dos motivos que colaboram para uma procura crescente da especialidade, podemos destacar a modernização de métodos para correção de problemas ortodônticos, a diminuição do valor de investimento, o aumento da expectativa de vida e o aparecimento de características menos invasivas com receita previsível para o profissional.

Além de tornar os procedimentos mais ágeis e simples, os avanços científicos e tecnológicos na área tornaram os tratamentos mais confortáveis sem perder a qualidade.

Com essa simplificação, consequentemente, os recursos se tornaram mais acessíveis a todos os setores da população, oferecendo opções mais econômicas, o que aqueceu ainda mais o mercado.

O aumento da expectativa de vida, gerado por avanços nos cuidados com a saúde, fez com que adultos passassem a buscar especialistas em ortodontia, em busca de recursos como os aparelhos ortodônticos. Nos dias de hoje, é muito comum ver pessoas mais velhas utilizando aparelhos, o que há alguns anos quase não existia.

Todos esses fatos colaboraram para a área se tornar campeã entre as especialidades de odontologia, atraindo mais profissionais do que as demais especialidades. Se você também tem interesse em se especializar na área, não deixe de conhecer nosso curso de Especialização em Ortodontia!

Este artigo foi extraído do eBook “Mercado de Odontologia no Brasil”, disponível para download gratuito a partir deste link.


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.