Curso Perícia Odontologica Curso Pericia Odontologica

Ortodontia lingual: quando indicar ao paciente


O aparelho lingual é uma das alternativas para os que necessitam corrigir seus dentes, mas não gostam daquele efeito estético do aparelho convencional. A busca por um tratamento “invisível” é o que os motiva a buscar essa alternativa.

No entanto, o aparelho ortodôntico lingual apresenta vantagens e desvantagens, bem como indicações específicas que não incluem todos os casos.

Para apresentar essas características, bem como mostrar os seus benefícios, a fim de facilitar a escolha, esse conteúdo fornecerá dados completos sobre a ortodontia lingual e suas indicações. Continue acompanhando e entenda mais sobre essa técnica!

Conheça as vantagens e desvantagens da ortodontia lingual

Como falamos no começo do texto, a questão estética é a principal vantagem que o aparelho lingual oferece, sendo procurado pelas pessoas justamente por ficar na parte de trás dos dentes, em vez da forma tradicional.

Vamos então às outras vantagens!

  • mesma eficiência que o aparelho comum, porém, ninguém percebe que os dentes estão sendo corrigidos;
  • o aparelho é feito sob medida para o paciente, tratando-se de um método totalmente personalizado;
  • não altera a estética facial, como no caso dos lábios que ficam projetados para frente com o aparelho comum;
  • apesar de ser indicado para adultos, pode ser utilizado por pessoas de qualquer idade;
  • permite uma avaliação mais realista do resultado sobre a aparência dos dentes.

Apesar de todas essas características positivas, é preciso destacar também que há desvantagens envolvidas com a escolha da ortodontia lingual.

Saiba quais são:

  • não são indicados para todos os casos;
  • o custo do tratamento é mais alto, até mesmo que o aparelho autoligado;
  • traz uma dificuldade a mais na higienização;
  • pode machucar a língua no começo;
  • requer um tempo maior na instalação.

Mesmo com essas dificuldades, é importante lembrar que não é só esse tratamento que oferece desvantagens, toda escolha acarreta em consequências boas e não tão boas. Diante disso, o manejo técnico competente e a indicação adequada para os pacientes são capazes de minimizar os problemas.

Veja quais são as indicações para esse tipo de tratamento

O aparelho lingual é bastante indicado para pessoas que praticam esportes e costumam realizar atividades que incluem a possibilidade de impacto na região dos lábios. Por isso, acaba sendo uma opção para atletas, como no caso do jogador Neymar, que fez esse tipo de tratamento.

A aplicação dos braquetes e do fio, comuns aos aparelhos ortodônticos, é feita por trás do dente. Como o espaço físico para o dentista trabalhar é reduzido com a ortodontia lingual, não é indicado para pessoas com dentes muito pequenos ou que possuem pouco espaço na arcada dentária.

Com todas as particularidades que a ortodontia lingual carrega, a capacitação profissional para realizar esse tipo de tratamento é essencial para profissionais da odontologia, mesmo aqueles que já atuam na área.

Portanto, hoje existem cursos que oferecem uma formação completa que inclui desde a identificação dos requisitos necessários para o paciente, até a instalação e manutenção satisfatórias.

Quer inserir essa técnica na sua prática profissional de maneira completa e com a qualidade garantida? Conheça o curso de Capacitação em Ortodontia Lingual – Técnica do Arco reto – Prieto da Smile e inscreva-se!


Comentários


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.