Curso Perícia Odontologica Curso Pericia Odontologica

Profissão Dentista: panorama da carreira e como se destacar


Toda atividade envolve seus desafios, o que não é diferente com a profissão de dentista. Por isso, para quem deseja trabalhar na área de Odontologia, vale a pena conhecer um breve panorama da carreira e as maneiras de se destacar diante de um mercado competitivo como esse.

O primeiro grande desafio é o número elevado de profissionais dentistas no Brasil, os quais estão concentrados principalmente na região Sudeste, com destaque para o Rio de Janeiro e São Paulo. Em números, são ao todo cerca de 270 mil cirurgiões dentistas cadastrados em conselhos regionais pelo país.

Além da quantidade, há também outras questões relacionadas à área de Odontologia, como a necessidade de especialização e iniciativa para empreender.

Falaremos mais profundamente a seguir. Acompanhe!

Breve panorama da profissão de dentista no Brasil

Mesmo se tratando de um mercado bastante competitivo, a Odontologia ainda é considerada uma das melhores carreiras em termos de remuneração e possibilidade de atuação, ficando atrás apenas da Medicina.

Quando falamos da profissão de dentista em si, segundo o Conselho Federal de Odontologia, a maior parte dos cirurgiões dentistas atua no atendimento clínico em seus consultórios particulares, divididos então em suas áreas de especialidade.

Ao todo, são 23 tipos de especializações, dentre as quais o dentista pode escolher uma ou mais. Em meio a tantas possibilidades de especialização, a área de estética tem sido considerada uma das mais promissoras.

Conheça todos os detalhes sobre o mercado odontológico no Brasil por meio deste material aqui!

Como se destacar no mercado de Odontologia?

O principal diferencial de um dentista é a sua capacitação, o que envolve a necessidade de buscar uma especialização, cursos de aperfeiçoamento e aprender novas técnicas para enriquecer sua prática profissional.

No entanto, esse não é o único diferencial de um profissional de Odontologia, há outros dois elementos essenciais para ter um público fiel e uma carreira estável:

O primeiro é a dedicação a um atendimento de excelência, tanto por parte da equipe de recepção e assistentes quanto do próprio dentista em si. Esse ponto especificamente inclui conhecimentos ligados à gestão de negócios e pessoas.

O segundo elemento de destaque da profissão dentista diz respeito a uma visão mais atual sobre os serviços de saúde, bem como a relação que clientes estabelecem com os prestadores desses serviços.

Estamos falando aqui do marketing para dentistas, o qual se tornou a chave para profissionais recém formados alcançarem um público com mais rapidez e para aqueles mais experientes modernizarem e expandirem a sua atuação.

A maior parte das estratégias de marketing hoje está envolvida com a inserção do dentistas na internet e nas redes sociais, com a criação de campanhas de marketing digital. Quem não está presente hoje no mundo virtual, acaba não sendo visto no mundo real, afinal, as duas dimensões estão cada vez mais misturadas.

O seu interesse é alcançar o sucesso na profissão de dentista? Então baixe nosso eBook sobre Como alavancar sua carreira na área de Odontologia!


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.