Recepção de consultório odontológico: como montar a sua

A hora de montar a recepção do consultório odontológico é um momento crucial que influencia significativamente na experiência do paciente com o dentista.

Todo profissional de Odontologia precisa reconhecer que o histórico de relacionamentos entre dentista e paciente carrega, muitas vezes, uma herança de medo e dor. Nesse sentido, cada etapa que envolve o contato de um cliente com o seu dentista deve ser pensada a fim de diminuir essa tensão.

Diante disso, mostraremos como montar uma recepção de consultório odontológico que deixe os clientes mais tranquilos e os faça querer voltar naturalmente.

Crie um ambiente relaxante

Se a intenção é deixar o paciente mais tranquilo até a hora do atendimento, invista em recursos que promovam relaxamento. Num primeiro momento, pode parecer difícil pensar no ambiente ideal. Porém, quase todo mundo sabe, pelo menos, o que não é um ambiente relaxante.

Locais muito claros, paredes com tons frios ou muito fortes, móveis desconfortáveis, ruídos e sons de aparelhos, poucos lugares para sentar, essas são são algumas das características que tornam um ambiente estressante e desagradável.

Quando se trata de um espaço profissional, é preciso recorrer a fontes de conhecimento confiáveis. Portanto, a área de design de interiores e arquitetura são a base para promover esse conforto em um local específico como a recepção do consultório odontológico.

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Cores

No geral, observa-se muito a utilização do branco como base para consultórios, misturando-se a ele tons de verde e azul.

No entanto, o verde foi durante muito tempo utilizado para instituições, podendo ser associado com facilidade a traumas e experiências desagradáveis. O azul, por sua vez, pode fazer com que o tempo esteja demorando demais pra passar.

Vermelho e laranja devem ser evitados, pois causam mais ansiedade e excitação. O ideal, segundo especialistas, é a utilização do branco com tons de rosa mais equilibrados e pastéis, sem que o ambiente pareça excessivamente “feminino”. Amarelo, bege e marrom podem ser utilizados com moderação.

Iluminação

A luz deve ser clara o suficiente para não tornar o ambiente sombrio ou triste, porém, aproveitar a iluminação natural, com mais janelas e vidros, em vez de optar por apenas uma fonte de luz artificial torna o local arejado e calmo.

Objetos decorativos

Os objetos de um consultório odontológico não podem ser escolhidos como a decoração de casa, por exemplo. Embora o gosto do dentista esteja sempre em jogo, é preciso pensar em cada objeto que entrará na recepção, pensando no tipo de impacto que ele causará nas pessoas.

​Caso não promova relaxamento, tranquilidade, ou uma estética positiva, não há sentido em tê-lo na recepção do seu consultório odontológico.

Tenha recepcionistas preparados

A humanização é um assunto bastante discutido em todas as áreas da Saúde. O principal motivo que leva esse tema a debates, estudos e pesquisas é o atendimento inadequado a pacientes, presente nos mais diversos contextos.

Sabendo-se que cada ser é dotado de uma subjetividade, o que torna suas experiências únicas, incluindo sofrimentos como dor física e psicológica, é preciso que o profissional esteja preparado para acolher pessoas.

Por isso, é vital criar uma seleção criteriosa para contratar recepcionistas preparados para lidarem com as mais diversas situações, os quais precisam ter, na mesma proporção, empatia e eficiência.

Um ambiente agradável somado a um atendimento acolhedor e eficiente pode ser tudo que uma recepção de consultório odontológico precisa para oferecer uma boa experiência para os pacientes.

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