7 dicas para dentistas que você não pode deixar de saber

Assim como em qualquer outro nicho de mercado, a odontologia também se encontra em um momento em que a concorrência é acirrada, criando um cenário onde se destacam apenas os profissionais que buscam soluções estratégicas para criar um diferencial competitivo em relação aos demais players do mercado.

Diante dessa necessidade de se destacar, surgem algumas dicas para dentistas que podem ser colocadas em prática no seu consultório para melhorar os resultados e auxiliar na construção de uma carreira bem-sucedida.

Nós separamos 7 dicas para dentistas que você não pode deixar de saber e colocar em prática. Confira!

1) Prepare-se para o mercado de trabalho

O Brasil ostenta o maior número de profissionais da área odontológica no mundo: são 240 mil profissionais. Isto significa que o mercado nacional concentra, sozinho, 15% dos dentistas atuantes no planeta. Com tanta gente no mercado, a primeira dica que pode ser dada é: prepare-se bem.

Não há nenhum caminho mais curto para o sucesso. É preciso se preparar, e muito, para atingir as expectativas dos clientes e conseguir bons resultados na hora de montar uma clientela fiel.

O que você pode fazer para se destacar?

Procurar cursos de especialização e capacitação é um ótimo primeiro passo, porém, é preciso ir além e se preocupar com aspectos relacionados ao bom atendimento, organização profissional, finanças, liderança de equipe e muitos outros.

– Se você quer saber mais sobre a preparação necessária para atuar bem no mercado, confira este ebook que aborda o tema de maneira mais aprofundada! –

[ecp code=”dentistas-curso-2″]

2) Escolha bons caminhos iniciais

Se você está no começo da sua carreira, esta é uma oportunidade única para trilhar alguns procedimentos-chave, tais como escolher quais rumos você pretende dar ao seu trabalho (se pretende atender em consultório particular, carreira acadêmica, trabalhar para alguma empresa ou prestar um concurso público), escolher um ramo de especialização e adquirir novos conhecimentos.

Os primeiros anos como profissional são os mais difíceis, principalmente até que o dentista conquiste seu espaço no mercado. Para não ficar para trás é preciso agir e trilhar os tais “caminhos iniciais” que são tão importantes para definir sua trajetória.

3) Reflita sobre sua especialização

Conforme mencionamos acima, a especialização é um fator fundamental na carreira de um dentista. Após formar-se em odontologia, é possível escolher por mercados mais específicos como ortodontia, ortopediatria ou estética.

Na hora de escolher a sua especialização, o dentista precisa pensar de maneira estratégica e ponderar inúmeros fatores, tais como as tendências do mercado, as carências da região em que trabalha e também as suas facilidades e preferências profissionais.

Vale ressaltar que é preciso contar com ensino de qualidade na hora de se profissionalizar, por isso, é fundamental escolher com bastante atenção qual o melhor curso para você.

4) Faça cursos de imersão

Além das especializações, um dentista pode se aprofundar em diversos temas através dos cursos de capacitação ou atualização.

Eles possuem menor duração quando comparados aos cursos lato-sensu (especialização) e stricto-sensu (mestrado) e possibilitam colocar em prática rapidamente os conhecimentos adquiridos. Tratam-se de ótimas alternativas para quem busca conhecimento, mas acredita que ainda não chegou a hora de fazer uma (outra) especialização.

5) Cuidado ao abrir um consultório

Apesar de ser o sonho de muitos profissionais, nem sempre abrir um consultório é a melhor opção para o momento.

Antes de cometer alguma loucura financeira e comprometer sua carreira, se atente aos custos operacionais, documentações necessárias e a capacidade de retorno financeiro que o estabelecimento pode oferecer. Não se esqueça que detalhes como os cuidados com o espaço e a sua decoração também são muito importantes para quem está pensando em abrir um consultório.

Se você já se decidiu por trilhar o caminho dos consultórios, mas ainda tem dúvidas em relação ao investimento, não deixe de ponderar outras soluções, como abrir uma clínica em sociedade com outros dentistas

– Se você quer ficar ainda mais antenado com o tema dos consultórios, leia este post exclusivo sobre o assunto! –

6) Dicas para dentistas: cuide da gestão do consultório

O consultório do dentista é a sua empresa. Isso significa que é preciso olhar para ele da mesma forma como um executivo olha para uma grande corporação, ou seja, com atenção à sua gestão. É preciso se atentar aos processos, à eficiência na comunicação e ao andamento do trabalho.

Além da parte operacional, um consultório requer cuidados com a infraestrutura. Não descuide daquele que é a sua fonte de renda, mantenha a administração do consultório como uma prioridade!

7) Invista em marketing

O marketing surgiu como uma solução para destacar produtos e serviços em meio aos seus concorrentes. Esta simples lógica não fica reduzida às grandes empresas e pode ser colocada em prática pelos dentistas que procuram se diferenciar dos demais.

Assim como toda ação de mercado, o dentista precisa pensar de forma estratégica e definir seu público alvo e a maneira como pretende se comunicar com ele, porém, feito isso, há um grande espaço para criar e desenvolver campanhas que se encaixem no seu perfil e também no perfil do seu público.

Existem uma série de estratégias e ações de marketing que podem ser colocadas em prática para alavancar a sua carreira e trazer resultados mais expressivos para o seu consultório. Dê uma olhada neste e-book e confira muito mais sobre elas!

Essas são algumas das dicas para dentistas mais importantes que todo profissional da área deve seguir para obter bons resultados em sua trajetória profissional.

Se você quer ficar por dentro de assuntos estratégicos para a carreira odontológica, continue acompanhando mais dicas para dentistas em nosso blog. Aproveite para conhecer nosso material completo sobre as práticas essenciais para garantir a boa gestão do consultório odontológico!

[ecp code=”dentistas-ebook-2″]

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *