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Marketing odontológico: como montar o planejamento ideal


Marketing odontológico: planejamento na clínica

Para o guru do Marketing, o norte-americano Philip Kotler, o nível de exigência de clientes está cada vez maior. Segundo ele, no dias de hoje, não é mais suficiente satisfazer os clientes, é preciso encantá-los. Isso vale para todas as áreas de atuação, até mesmo para o marketing odontológico.

A relação entre dentistas e seus pacientes é, em parte, como qualquer outra relação entre um prestador de serviços e um consumidor. No entanto, como se trata de uma função bastante específica e com grande importância para a vida das pessoas, essa troca carrega questões singulares que demandam uma atenção especial.

Veja como montar o planejamento de marketing ideal para o seu consultório odontológico e deixar os seus clientes encantados!

Crie canais de comunicação visíveis

Quando pesquisamos algum tipo de serviço, a primeira coisa que fazemos hoje é procurá-lo na internet. Não existir na internet (site, fanpage, blog…) é como não existir no mundo “real”.

Criar canais de comunicação é uma tarefa que garante a visibilidade do negócio, aumentando as chances de contato e retorno de clientes. As ferramentas de marketing disponíveis são bastante variadas, incluindo a produção de conteúdo na web, e-mail marketing, fanpage, etc.

Através de uma fanpage, por exemplo, é possível comunicar ao público desde informações básicas como horário de funcionamento até dicas sobre higiene, possíveis tratamentos oferecidos no espaço, cuidados a serem tomados com a saúde bucal, entre outras.

Ultrapasse os limites do consultório

Um erro muito comum de profissionais que trabalham em consultórios e clínicas é esperar que os clientes apareçam para conhecer o seu trabalho.

Já o marketing trabalha com outro conceito. O mais atual é o inbound marketing, que consiste num tipo de abordagem que vai ao encontro das necessidades do seu público-alvo.

Um ponto específico do planejamento odontológico é o fato de que qualquer pessoa precisa ir ao dentista, ou seja, diferente de muitos negócios, não é preciso convencer ninguém sobre a sua necessidade.

Assim, além de utilizar os recursos do marketing digital, por meio das ferramentas citadas no tópico anterior, conhecer a vizinhança e implementar ações locais é uma excelente estratégia para conquistar novos clientes.

Seja a representação viva do seu trabalho

O marketing pessoal para dentistas é um ponto crucial no planejamento de estratégias de marketing odontológico. Ele consiste na promoção daquilo que você é profissional e pessoalmente.

Porém, é preciso compreender que o que fortalece uma marca pessoal e a imagem que um profissional deseja passar é justamente a coerência entre aquilo que ele diz e o que ele faz.

Por exemplo, dentistas precisam cuidar da sua própria saúde bucal, mantendo uma boa aparência e higiene, mas, também, não podem esquecer de trabalhar suas habilidades sociais e a capacidade de se comunicar com seu público.

Além disso, precisam estar sempre abertos ao feedback de clientes, trabalhando seus pontos fracos e mantendo a qualidade do atendimento. Nas relações profissionais, diante de um mercado cheio de opções, um cliente nunca está garantido, a sua permanência dependerá sempre da condução dessa relação.

Quer se aprofundar ainda mais no marketing odontológico, baixe este Guia definitivo de marketing para dentistas!


Comentários


  • A concorrência entre as clínicas odontológicas e dentistas com pouco prestígio no mercado devem sim se preocupar em por em prática ações de marketing. Não é errado e sim necessário para se manter com o consultório cheio de pacientes. Ótimo conteúdo. Parabéns

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