Odontologia: quais as especialidades existentes e números de profissionais?

O mercado da odontologia é bastante concorrido. São muitos profissionais de qualidade se formando o tempo todo, o que torna cada vez mais difícil se inserir de forma definitiva na atividade e garantir a estabilidade.

No entanto, há algumas medidas que você pode tomar para se destacar no meio. A especialização é uma delas e, inclusive, vale lembrar que sem se especializar, é praticamente impossível manter-se seguro no mercado. Mas você sabe quais são as especializações possíveis para um odontologista? No total, são 19 especialidades reconhecidas. Confira quais são!

Cirurgia e Traumatologia buco-maxilo-facial

Consiste na especialidade que cuida dos traumas, doenças, anomalias congênitas e lesões  no aparelho mastigatório, bem como nos anexos e estruturas crânio-faciais associadas. Existem quase 5 mil especialistas nessa área no Brasil.

Odontopediatria

O odontopediatra cuida da saúde bucal de crianças e bebês. Ele deve valer-se de estratégias psicológicas, uma vez que estabelecer confiança entre o profissional e o paciente nessa idade é de extrema importância para que, quando adultas, essas crianças não possuam nenhum trauma de ir ao dentista. Trabalha principalmente com prevenção, tratamento, diagnóstico, acompanhamento do desenvolvimento da região bucal da criança e integração da saúde bucal com as outras áreas da saúde. Há mais de 8 mil odontopediatras no Brasil.
[ecp code=”dentistas-curso-1″]

Estomatologia

Visa a prevenção, diagnóstico, tratamento e prognóstico de doenças próprias e sistêmicas do aparelho bucal. Existem apenas 876 especialistas nessa área no Brasil.

Disfunção Têmporo-mandibular e Dor-orofacial

É a área de pesquisa que visa o conhecimento científico para contribuir com o diagnóstico e tratamento de problemas no aparelho mastigatório, região orofacial e das regiões associadas. No Brasil, são 1120 especialistas nessa área.

Dentística

É a especialidade como objetivo o estudo e a aplicação de procedimentos preventivos, operatórios e terapêuticos para preservar e devolver ao dente integridade anátomo-funcional e estética. Deve-se levar em conta, no entanto, que melhorar a estética implica em melhorar a anatomia e a funcionalidade dos dentes também. Há 5808 especialistas em dentística no Brasil.

Prótese dentária

A função desse especialista é reabilitar o sistema estomatognático visando proporcionar conforto, estética e saúde pela recolocação dos dentes destruídos ou perdidos. Visa proporcionar conforto, estética e saúde aos pacientes. Existem 10427 especialistas em prótese dentária no Brasil.

Implantodontia

A implantodontia tem como objetivo a implantação na mandíbula e na maxila, de materiais aloplásticos destinados a suportar próteses unitárias, parciais, removíveis ou totais. Há 10895 profissionais dessa área no Brasil hoje.

Ortodontia

Visa corrigir, prevenir e supervisionar a má formação dento-facial. A ortodontia é muito importante, uma vez que dentes tortos e mal posicionados dificultam a limpeza e podem causar uma série de problemas maiores com o passar dos anos, como dores no maxilar, na cabeça e até mesmo nas costas. A maioria das pessoas precisa de alguma correção ortodôntica, o que torna essa especialidade muito procurada. Isso sem falar na estética, que hoje leva a maioria das pessoas a optar por um tratamento ortodôntico. Existem 21251 especialistas em ortodontia no Brasil.

Endodontia

Mais conhecida como “tratamento de canal”, a endodontia é responsável pelo diagnóstico, prognóstico, tratamento e controle das alterações da polpa dentária, e dos tecidos peri-radiculares. O tratamento de doenças, alterações por cárie, bem como qualquer trauma que cause infecções e inflamações nos tecidos internos do dente é de responsabilidade do endodontista. Existem 13559 especialistas nessa área no Brasil.

Radiologia Odontológica e Imaginologia

Essa especialidade tem como objetivo a aplicação dos métodos exploratórios por imagem com a finalidade de diagnóstico, acompanhamento e documentação buco-maxilo-facial e estruturas anexas. São 4688 radiologistas odontológicos no Brasil.

Patologia Bucal

Especialidade que visa estudar as alterações da cavidade bucal e estruturas anexas, buscando o diagnóstico final e o prognóstico dessas alterações. Existem apenas 402 especialistas nessa área no Brasil.

Periodontia

Especialidade que cuida da saúde dos tecidos de sustentação dos dentes e da gengiva. Essas partes do aparelho bucal podem sofrer com vários tipos de infecções, que alteram toda a saúde da boca, podendo provocar, inclusive, perda de dentes. É função do periodontista zelar pela saúde periodontal. Há 9276 especialistas em Periodontia no Brasil.

Odontologia legal

É a área da odontologia que tem como objetivo a pesquisa de fenômenos psíquicos, físicos, químicos e biológicos que podem atingir ou ter atingido o homem, vivo, morto ou assada, e mesmo fragmentos ou vestígios, resultando lesões parciais ou totais reversíveis ou irreversíveis.Pode ser empregado nas áreas de perícia criminal, dentre outras. São apenas 610 especialistas nessa área no Brasil.

Além dessas, há ainda, Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Odontologia do Trabalho, Odontogeriatria, Prótese buco-maxilo-facial e Saúde Coletiva.

Sabendo das especializações existentes no mercado da odontologia, é importante destacar que elas são o caminho para direcionar sua carreira. Quando você se especializa, seleciona aquilo que gosta de fazer e pode se dedicar melhor, permitindo melhor desempenho na profissão.

Então, o que você achou dessas especializações? Já escolheu a sua? Compartilhe suas dúvidas e impressões nos comentários!

[ecp code=”dentistas-ebook-1″]

2 comentários

  1. Boa noite Dr. Bruno. Essas informações foram passadas pelo CFO em julho de 2015. Sugiro que faça uma nova requisição ao Conselho para ter informações mais atualizadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *