O que causa manchas nos dentes?

“Sorriso amarelo”. Quem nunca ouviu essa expressão sobre aquele momento em que algo constrangedor ou intimidador acontece e somos obrigados a reagir com uma expressão levemente encabulada? No entanto, no dia a dia dos consultórios, o tal “sorriso amarelo” deixa de ser momentâneo e passa a ser algo mais complexo que, além de literalmente dar tonalidade amarelada aos dentes e prejudicar o maior cartão de visitas do nosso rosto, pode significar sinais de que algo não vai bem no organismo como um todo.

E mais, não há escovação ou enxaguante bucal capaz de eliminar a coloração nada natural que pode beirar, também, a tons mais amarronzados ou esbranquiçados. Percebeu algo de estranho na cor dos seus dentes? Então acompanhe o nosso post e descubra possíveis causas — e tratamentos! — para o problema.

Higiene inadequada

Não há brancura dos dentes que resista à má escovação e não utilização de fio dental. E sabemos que o que vamos apontar agora é até clichê, mas vale a pena repetir o velho mantra dos cuidados bucais: escovações são obrigatórias depois de acordar, depois de cada refeição e antes de dormir. E todas elas devem durar, pelo menos, dois minutos.

Também é preciso dar atenção especial aos cantinhos de cada dente. E aí é preciso recorrer ao fio dental para impedir a formação de camadas de bactérias e restos de alimentos grudados nos dentes ou na gengiva.  Para manchas resultantes de escovação incorreta, o ideal é realizar um clareamento dental.

Maus hábitos alimentares

Sabe aquele cafezinho que você beberica o dia todo no trabalho? Parece inocente e relaxante, não é? Mas é uma bomba de pigmentos que, ingeridos constantemente, levarão ao escurecimento dental. Na mesma lista de bebidas perigosas estão refrigerantes à base de cola, sucos como o de uva e vinho tinto. Reduza o consumo desses itens, use canudos para restringir o contato dos líquidos com a superfície dos dentes e escove-os logo depois.

[ecp code=”eBook-pacientes”]

Para quem já sofre com manchas dentárias, os tratamentos recomendados são simples: polimento e clareamento. Mas tudo isso, claro, deve ser determinado por seu dentista após análises do seu caso.

Fumo

Na lista de malefícios causados pelo cigarro, estão as manchas amarelas nos dentes e a possibilidade de alteração da estrutura do esmalte e dentina. Vale lembrar que isso são ações comandadas pela nicotina, substância que leva ao vício do fumante e pode causar câncer.

A intervenção para reverter o quadro pode também se restringir a polimento e clareamento dental além de, claro, suspensão do uso do cigarro.

Uso de determinados medicamentos

Excesso de flúor — sim, o melhor amigo dos baixinhos — na fase de formação dos dentes pode levar ao surgimento de manchas também. Dessa vez, porém, elas tendem a ser esbranquiçadas e ganham o nome de Fluorose.

Também na infância, a utilização em longo prazo de antibióticos do grupo das tetraciclinas pode levar ao mesmo problema. As manchas podem ser consequência, inclusive, da utilização desses medicamentos pela mãe durante a gestação. Nesses casos, as indicações oscilam entre clareamento ou uso de próteses finas de porcelana (facetas) para coibir a coloração escurecida. Outra solução possível é a restauração de alguns dentes.

Má formação do esmalte

Sim, o esmalte também pode ter formação incompleta, causada tanto por questões simples (como falta de vitaminas), quanto por fatores hereditários. Há ainda, na lista de causas, a infecção por doenças que incluem desde o sarampo à sífilis.

Trata-se da chamada hipoplasia, caracterizada por manchas esbranquiçadas e desníveis na estrutura dos dentes. O problema requer análises profundas e muito específicas do dentista para se chegar à conclusão sobre o tratamento adequado, que vai variar de acordo com o grau de hipoplasia e a própria situação geral dos dentes.

E você? Depois de ler nosso artigo, encontrou alguma dessas características no seu sorriso? Então é hora de agendar uma consulta e buscar soluções para o problema! e se você ficou com alguma dúvida, escreva para a gente através dos comentários e continue acompanhando as nossas dicas!

[ecp code=”eBook-pacientes”]

Um comentário

  1. Tenho 79 anos de idade e, de repente, meus dentes começaram a escurecer de uma tonalidade marrom escuro.
    Eu nunca fumei.
    Estava tomando Citoneurim, por consulta médica, quando notei isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *